Cultura

Navegação Navegação

Notícias Notícias

Voltar

Doutorando em Sociologia da UFPE lança livro que analisa os impactos sociais da construção da Arena de Pernambuco

A obra faz uma análise sociológica dos megaeventos esportivos

O doutorando Itamá Winicius do Nascimento Silva, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, acaba de lançar seu segundo livro, intitulado “Mãos à Copa: Pernambuco, violações, megaprivilégios e silenciamento em jogo”, pela Editora Multifoco. A obra é resultado de sua dissertação de mestrado, defendida em 2021, que investigou a cobertura jornalística sobre a construção da Arena de Pernambuco, destacando os impactos sociais e os grupos beneficiados e prejudicados pelo empreendimento.

Em “Mãos à Copa”, Itamá do Nascimento realiza uma profunda análise sociológica e histórica, utilizando matérias do Diário de Pernambuco (DP), por meio do Arquivo Público de Pernambuco, sobre os impactos da Copa do Mundo Fifa 2014 no estado. O livro é pioneiro em abordar especificamente a Arena de Pernambuco no mercado editorial, oferecendo uma visão estadual sobre uma discussão de megaeventos esportivos. A pesquisa identifica dois polos discursivos: um alinhado aos interesses da Fédération Internationale de Football Association (Fifa), representado por políticos, a classe dominante local e multinacionais, e outro crítico, representado por movimentos sociais como o Comitê Popular da Copa PE.

O principal objetivo da pesquisa de Itamá foi denunciar a invisibilidade dos movimentos sociais na cobertura jornalística do Diário de Pernambuco. Durante o período analisado, de outubro de 2007 a maio de 2013, constatou-se que as reivindicações dos trabalhadores e as críticas dos movimentos sociais foram secundarizadas em comparação às matérias favoráveis à construção da Arena e aos interesses da Fifa. A obra revela uma aliança entre a classe dominante local e interesses econômicos estrangeiros, reforçando hipóteses da Teoria Social Brasileira sobre as raízes coloniais e a dependência econômica do país.

“Tal recorte temporal pegou mês/ano em que o Brasil foi oficializado como país-sede até mês/ano da inauguração do empreendimento. Os próprios trabalhadores envolvidos na construção da arena também foram secundarizados nas matérias analisadas. Neste caso, até existiram matérias sobre as greves e reivindicações desses operários, mas eram curtas em comparação a matérias que traziam posicionamentos da Fifa e de seus aliados. A possibilidade da Copa do Mundo e da Arena de Pernambuco trazer ao estado a chamada ‘modernização’ repercutia mais (e melhor), que as reivindicações dos trabalhadores e críticas dos movimentos sociais à forma como vinha sendo desenvolvido esse megaevento esportivo. Evidenciar toda essa invisibilidade e silenciamento com base em reflexões e conceitos sociológicos foi o principal objetivo da pesquisa”, explica o autor.

Entre as principais conclusões, destaca-se que a construção da Arena de Pernambuco foi vendida como um projeto que traria modernização e benefícios ao estado, materializada na, até hoje inexistente, “Cidade da Copa”. No entanto, o empreendimento acabou gerando altos custos aos cofres públicos e deixando um legado de abandono e dívidas. Além da análise qualitativa das matérias jornalísticas, o livro inclui também uma análise quantitativa, que não foi possível ser feita na época do mestrado, fornecendo uma visão abrangente sobre a cobertura midiática do período.

Itamá do Nascimento começou seu mestrado no PPGS da UFPE em 2020 e concluiu em 2021, sob orientação do professor Josimar Jorge Ventura de Morais. Durante o mestrado, foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2022, iniciou seu doutorado no mesmo programa, com previsão de conclusão em fevereiro de 2026, e atualmente é orientado pelo professor Artur Fragoso de Albuquerque Perrusi. Sua pesquisa de doutorado está focada na Sociologia Política e Histórica, especificamente no Trabalhismo Brasileiro e suas principais figuras políticas.

“Mãos à Copa” pode ser adquirido no site da Editora Multifoco, na Amazon e no portal Ludopédio, que reúne pesquisas sobre futebol em diversas áreas do conhecimento. Exemplares físicos também estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Pública de Pernambuco e na Biblioteca do CFCH da UFPE.

A dissertação de Itamá do Nascimento pode ser acessada através do Repositório da UFPE, o Attena. 

Mais informações
Itamá Winicius do Nascimento Silva

itama.nascimento@ufpe.br 

Data da última modificação: 07/08/2024, 14:26