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- Consulta à comunidade acadêmica da UFPE poderá ser realizada por sistema de votação on-line
Comissão Organizadora Comissão Organizadora
Competência:
I. organizar a consulta prévia à comunidade;
II. estabelecer o calendário da realização da consulta;
III. realizar a inscrição dos candidatos;
IV. indicar as mesas receptoras dos votos;
V. credenciar delegados e fiscais;
VI. realizar a apuração dos votos;
VII. adotar as providências necessárias à realização da consulta à comunidade universitária;
VIII. encaminhar relatório final com os resultados da consulta prévia à comunidade ao Presidente do Conselho Universitário.
INSTRUÇÕES NORMATIVAS DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
Nº da Instrução Normativa | Ementa |
Estabelece o calendário da consulta prévia à comunidade universitária para escolha de Reitor e Vice-Reitor para o quadriênio 2019-2023. *Revodaga pela IN COC nº 05/2019. | |
Regulamenta o processo de consulta à comunidade universitária para elaboração das listas tríplices dos nomes para os cargos de Reitor e Vice-Reitor e dá outras providências. *Alterada pela IN COC nº 06/2019. | |
Regulamenta os procedimentos e critérios para estruturação das campanhas e de propaganda e divulgação das candidaturas para os cargos de Reitor e Vice-Reitor, e dá outras providências. | |
Regulamenta os procedimentos para a fixação do limite de gastos, arrecadação de recursos e disciplina a prestação de contas, e dá outras providências. | |
Altera o calendário da consulta prévia à comunidade universitária para escolha de Reitor e Vice-Reitor para o quadriênio 2019-2023. * Revoga a IN COC nº 01/2019 | |
Altera dispositivos da Instrução Normativa COC nº 02, de 10 de abril de 2019. * Altera a IN COC nº 02/2019 |
RESOLUÇÕES DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO
Nº da resolução | Ementas |
REGULAMENTA A CONSULTA PRÉVIA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS LISTAS TRÍPLICES PELO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PARA ESCOLHA DO REITOR E DO VICE-REITOR. | |
06 | ALTERA O ART. 16 DA RESOLUÇÃO 03/2019 QUE REGULAMENTA A CONSULTA PRÉVIA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS LISTAS TRÍPLICES PELO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PARA A ESCOLHA DO REITOR E DO VICE-REITOR. |
VOTANTES,
Consulte abaixo o seu local de votação:
Relação de votantes - Docentes
Relação de votantes - Técnico-Administrativos em Educação
Relação de votantes - Estudantes
Prezados Mesários,
Informamos que as declarações de comparecimento dos servidores e os certificados de atividade complementar dos discentes que atuaram como mesários no(s) dia(s) de realização da Consulta à Comunidade Universitária para escolha de Reitor e Vice Reitor - Quadriênio 2019-2023 deverão ser recebidas nas Diretorias dos Centros Acadêmicos e Órgãos Suplementares, conforme a lotação funcional do servidor ou vínculo acadêmico do aluno.
A documentação foi entregue na Coordenação de Protocolo Geral da Reitoria, para remessa via malote, na data de hoje (12/07) e deverá estar disponível nas respectivas unidades nos próximos dias.
Os servidores-mesários lotados nas Pró-Reitorias/Reitoria deverão receber suas declarações de comparecimento na Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores, Sala 241, 1º andar do Prédio da Reitoria, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.
Nº | NOME | REPRESENTAÇÃO |
1 | Ulisses dos Santos Pinheiro | CB (Presidente) |
2 | Mônica Waléria Pinto de Carvalho | CB – suplente |
3 | Edigleide Maria Figueiroa Barretto | CCS (Vice-Presidenta) |
4 | Tony Meireles dos Santos | CCS – suplente |
5 | Petra Oliveira Duarte | CAV – titular |
6 | Francisco Carlos Amanajás de Aguiar Jr | CAV – suplente |
7 | Luiz Sebastião dos Santos Jr | CAA – titular |
8 | Mário Rodrigues dos Anjos Neto | CAA – suplente |
9 | Maria José de Matos Luna | CAC – titular |
10 | Carolina Dantas de Figueiredo | CAC – suplente |
11 | Manoel Raimundo de Sena Júnior | CCEN – titular |
12 | Jorge Nicolás Caro | CCEN – suplente |
13 | Silvio Romero Beltrão | CCJ – titular |
14 | Walber de Moura Agra | CCJ – suplente |
15 | Fernando de Mendonça Dias | CCSA – titular |
16 | Luiz Carlos Marques dos Anjos | CCSA – suplente |
17 | Elizabeth Varjal Médicis Pinto | CE – titular |
18 | Edson Francisco de Andrade | CE – suplente |
19 | Umbelina do Rego Leite | CFCH – titular |
20 | Marcos Roberto Nunes Costa | CFCH – suplente |
21 | Márcio Lopes Cornélio | CIn – titular |
22 | Silvio Barros Melo | CIn – suplente |
23 | Antônio Marques da Costa Soares | CTG – titular |
24 | Maurício Oliveira de Andrade | CTG – suplente |
25 | Jocelene Tenório A. Madruga Godói | CCM – titular |
26 | Waldmiro Antônio Diegues Serva | CCM – suplente |
27 | Marlon Freire de Melo | CAp – titular |
28 | Gustavo José Silva de Lira | CAp – suplente |
29 | Fernando José do Nascimento | ADUFEPE – titular |
30 | Mário Ferreira de Lima Filho | ADUFEPE – suplente |
31 | Guilherme Costa Neto | SINTUFEPE – titular |
32 | Adalberto Tavares da Silva | SINTUFEPE – suplente |
33 | Beatriz Cristina Menezes da Silva | Rep. Estudantil – titular |
34 | Victoria Ellen Almeida Pinheiro | Rep. Estudantil – suplente |
As chapas inscritas e homologadas, em ordem alfabética, a partir do nome do candidato a reitor, são:
Alfredo Macedo Gomes (candidato a reitor) e Moacyr Cunha de Araújo Filho (candidato a vice-reitor) – nº 55
Alfredo Macedo Gomes é graduado em Psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995). O docente possui doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000), no Reino Unido, e realizou estágio pós-doutoral junto ao Centre for Globalization, Societies and Education, também pela University of Bristol (2010-2011). É diretor do Centro de Educação (CE)
Moacyr Cunha de Araújo Filho é formado em Engenharia Civil pela UFPE (1985), com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (1991) e doutorado (1996) em Physique et Chimie de l´Environnement pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, na França. É professor do Departamento de Oceanografia.
Daniel Álvares Rodrigues (candidato a reitor) e Roberta Ramos Marques (candidata a vice-reitora) – nº 54
Daniel Álvares Rodrigues é graduado em Direito pela Unicap (1988), possui mestrado em Educação pela UFPE (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Foi diretor do Centro de Educação da UFPE, no período de 2012 a 2016 e coordena o grupo de pesquisa GepMarx (antigo Gema).
Roberta Ramos Marques possui graduação em Letras pela UFPE (1996), mestrado (2000) e doutorado (2008) em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. A docente participa da coordenação e das pesquisas do Acervo Recordança, desde 2003.
Edilson Fernandes de Souza (candidato a reitor) e Sandro Cozza Sayão (candidato a vice-reitor) – nº 50
Edilson Fernandes de Souza é graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1991), possui mestrado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho (1995), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade do Porto, em Portugal. Foi pró-reitor de Extensão.
Sandro Cozza Sayão é formado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) (1996), tem mestrado em Educação Ambiental pela FURG (1999) e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) (2001), doutorado em Filosofia pela PUC-RS (2006) e pós-doutorado pela Université Paris X, na França.
Florisbela de Arruda Câmara e Siqueira Campos (candidata a reitora) e André Luís de Medeiros Santos (candidato a vice-reitor) – nº 53
Florisbela de Arruda Câmara e Siqueira Campos é graduada em Nutrição pela UFPE (1978) e possui mestrado (1983) e doutorado (1999) em Nutrição (1983), ambos pela UFPE. Foi diretora do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, de 2006 a 2015. Ela é atualmente vice-reitora da Universidade.
André Luís de Medeiros Santos é formado em Ciência da Computação pela UFPE (1989), possui mestrado em Ciência da Computação pela UFPE (1991) e doutorado em Computing Science pela University of Glasgow (1995), na Escócia. É diretor do Centro de Informática (CIn).
Jeronymo José Libonati (candidato a reitor) e José Luiz de Lima Filho (candidato a vice-reitor) – nº 59
Jeronymo José Libonati é graduado em Ciências Econômicas (1986) e em Ciências Contábeis (1991), ambos pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda. Possui mestrado (1996) e doutorado (2002), ambos em Controladoria e Contabilidade, pela USP. Tem pós-doutorado (2018) pela Business School of University of East Anglia em Norwich, no Reino Unido. É diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
José Luiz de Lima Filho é formado em Medicina pela UFPE (1983), possui doutorado em Bioquímica e Microbiologia, pela University of St Andrews (1987), na Escócia. Tem pós-doutorado na Alemanha (GBF), no Japão (Instituto de Tecnologia de Tóquio) e nos Estados Unidos (NIST). É professor do Departamento de Bioquímica e Biofísica e diretor do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE.
DATA | EVENTO |
10.04.2019 | Início da mobilização para cadastro de coordenadores e mesários. |
15.04.2019 | Abertura das inscrições dos candidatos. |
23.04.2019 | Encerramento do período de inscrição dos candidatos |
24.04.2019 | Reunião da Comissão Organizadora para apreciar o registro das candidaturas e divulgar o resultado das inscrições. |
26.04.2019 | Fim do prazo para recurso ao Conselho Universitário contra indeferimento de candidaturas pela Comissão Organizadora. |
26.04.2019 | Reunião com os candidatos ou seus delegados para definir os limites de despesas e os procedimentos da propaganda eleitoral. |
26.04.2019 | Início da propaganda eleitoral dos candidatos aptos |
03.05.2019 | Data final para designação dos mesários pelos Centros e Órgãos. |
03.05.2019 | Divulgação da relação dos votantes aptos a participarem do certame. |
10.05.2019 | Fim do prazo para impugnação de eleitor. |
13.05.2019 | Reunião da Comissão Organizadora para apreciar impugnação de eleitor. |
14.05.2019 | Publicação da lista de mesários cadastrados |
20.05.2019 | Fim do prazo para indicação de delegados pelos candidatos. |
20.05.2019 | Fim do prazo para impugnar a designação de mesários. |
21.05.2019 | Início do treinamento dos mesários. |
21.05.2019 | Auditoria do SIGeleição por técnicos indicados pelas candidaturas. |
24.05.2019 | Conclusão do treinamento dos mesários. |
24.05.2019 | Preparação e lacre dos computadores para a Consulta. |
24.05.2019 | Fim do prazo para credenciamento de fiscais pelos candidatos. |
28.05.2019 | Encerramento do período de propaganda eleitoral do 1º turno. |
29.05.2019 | Realização da Consulta em 1º turno, apuração e divulgação parcial do resultado. |
30.05.2019 | Divulgação do resultado oficial da Consulta à Comunidade em 1º turno. |
05.06.2019 | Fim do prazo para recurso à Comissão Organizadora contra o resultado do 1º turno. |
06.06.2019 | Decisão da Comissão Organizadora sobre os recursos ao 1º turno. |
07.06.2019 | Reconvocação dos coordenadores e mesários para o 2º turno. |
11.06.2019 | Encerramento do período de propaganda eleitoral do 2º turno. |
12.06.2019 | Realização da consulta em 2º turno, apuração e divulgação parcial do resultado. |
13.06.2019 | Divulgação do resultado oficial da Consulta à Comunidade em 2º turno. |
19.06.2019 | Fim do prazo para recurso à Comissão Organizadora contra o resultado do 2º turno. |
26.06.2019 | Decisão da Comissão Organizadora sobre os recursos ao 2º turno. |
02.07.2019 | Envio do Relatório Final da Consulta à Comunidade Universitária ao Conselho Universitário. |
Notícias Notícias
Consulta à comunidade acadêmica da UFPE poderá ser realizada por sistema de votação on-line
Novidade torna o processo mais prático e viabiliza a sua realização durante a pandemia do novo coronavírus
A consulta à comunidade acadêmica da UFPE, para escolha de cargos de reitor, diretor de centro acadêmico, chefe de departamento e coordenador de curso, poderá ser realizada por meio de sistema de votação on-line. A novidade não elimina a possibilidade de realização de consulta presencial mediante mesas receptoras de votos, que está mantida como uma das opções descritas na resolução. A decisão foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) durante reunião realizada, na última sexta-feira (16), por meio de videoconferência.
A Resolução nº 08/2020 do Conselho Universitário, que foi publicada no Boletim Oficial da UFPE de ontem (19), e entrará em vigor em 1º de novembro, define: “A consulta à comunidade poderá ser realizada por meio de sistema eletrônico de votação remota, ou ainda, por meio de mesas receptoras de votos específicas para cada segmento da comunidade, distribuídas em função do respectivo número de votantes e da dispersão geográfica, nos Centros, Órgãos Suplementares e Reitoria.”
Isso permite que as consultas à comunidade acadêmica possam acontecer tanto presencialmente quanto pela internet, algo a ser deliberado em cada processo eleitoral para escolha de reitor, diretor de centro acadêmico, chefe de departamento e coordenador de curso.
Segundo o chefe de Gabinete adjunto da UFPE, Emanuel Moraes, a inclusão da consulta remota torna o processo mais prático e viabiliza a sua realização durante a pandemia do novo coronavírus, momento em que as aglomerações devem ser evitadas.
A Resolução nº 08/2020 também determina que os prazos eleitorais suspensos pela Resolução nº 03/2020 do Consuni serão retomados, por inteiro, a partir do início da eficácia da Resolução nº 08/2020. Assim, cinco centros acadêmicos do Campus Recife poderão retomar seus processos eleitorais para escolha de nova diretoria, que estavam paralisados devido à pandemia do novo coronavírus: Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Biociências (CB). O calendário da consulta dos centros está em fase de elaboração.
Com aprovação do Conselho Universitário, o sistema de votação on-line escolhido foi o Helios Voting, um software livre e seguro, que faz uso de criptografia. Ele permite a realização de eleições via internet com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E). O sistema foi desenvolvido pelo pesquisador Ben Adida, do grupo de criptografia e segurança da informação do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. Na UFPE, o sistema estará apto para realização das consultas à comunidade acadêmica a partir do dia 15 de novembro.
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