Notícias Notícias

Voltar

Professor da UFPE participa de encontro internacional na área de Museologia

Renato Athias, do Departamento de Antropologia e Museologia, falará sobre “Processos curadorias compartilhadas com objetos xamânicos dos povos indígenas do Rio Negro”

A edição deste ano do Encontro Internacional do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (Minom) será realizada, nos dias 22 e 23 deste mês, em Catania, na Itália. O professor Renato Athias, do Departamento de Antropologia e Museologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, participa do grupo de trabalho “Processos curatoriais e as relações entre objetos, pessoas e territórios”, coordenado pelos antropólogos Salima Cure Valdivieso e Hector Garcia. 

O professor Athias fará a sua apresentação juntamente com Domingos Barreto, liderança indígena do povo Tukano. A apresentação abordará o tema “Processos curadorias compartilhadas com objetos xamânicos dos povos indígenas do Rio Negro”.

Neste mesmo grupo de trabalho, também participarão os antropólogos e profissionais de museu: Giovanna Micarelli: “El museo-territorio: curar los lugares donde vive la memoria”; Anna Bottesi e Elayne da Silva Nascimento: “Práticas de curadoria e trocas de saberes no Museu Indígena Anízia Maria do Povo Tabajara e Tapuia, Nazaré – Lagoa de São Francisco (Piauí)”; e Laura Lema, Banca Valência e Maurício Cuchimba: “Creación y activación de materialidades y dispositivos de memória colectiva”. O grupo de trabalho vai se reunir das 10h30 às 12h30 do dia 22.

O evento internacional vem ampliar a participação de profissionais de museus como mediadores nos debates museológicos e subsidiar os processos museológicos nas  comunidades. O encontro reúne profissionais que atuam em museus comunitários, ecomuseus, institutos de Museologia, grupos especializados na organização de atividades culturais, gestão e mediação cultural e instituições culturais envolvidas nas suas comunidades locais.

MINOM – O Minom é ligado ao Conselho Internacional de Museus (ICOM) e tem como objetivos: sensibilizar os museólogos, profissionais de museus e as instituições culturais para os principais problemas sociais da atualidade e organizar atividades relacionadas com os bens culturais.

Mais informações
Professor Renato Athias

renato.athias@ufpe.br

Data da última modificação: 20/02/2024, 12:33

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links