Filme “A Solidão dos Corpos Negros no Espaço Acadêmico” aborda o racismo em analogia à infraestrutura do espaço

Curta-metragem integra série “Infraestruturas do Afeto”, produzida por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia

“A Solidão dos Corpos Negros no Espaço Acadêmico”, que integra a série de curtas-metragens “Infraestruturas do Afeto”, está disponível para visualização no YouTube. A obra tem direção de Renata do Amaral Mesquita e Rosália C. Andrade Silva, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A série é coordenada pelo professor Alex Vailati (PPGA) e produzida pelo Laboratório de Antropologia Visual.

O enredo foi estruturado a partir de relatos de corpos negros teóricos, com cenas ficcionais que retratam o viver negro na universidade. A narrativa aponta para as várias formas imbricadas pelo sistema de estabelecer o racismo em analogia à infraestrutura do espaço, que subalternizam o corpo negro intelectual e político através de moldes coloniais ou subjetivos.

Outros curtas vão ser lançados semanalmente nos próximos meses e vão abordar temas relativos às infraestruturas urbana e como estas afetam a subjetividade de quem está em contato com elas.

A Solidão dos Corpos Negros no Espaço Acadêmico
(Infraestruturas do Afeto. curta n.1)
Direção: Renata do Amaral Mesquita e Rosália C. Andrade Silva
Produção: Renata Mesquita e Rosália C. Andrade Silva