Mudança climática é o tema do colóquio de Física da próxima sexta-feira (18)

“Mudança do clima: tudo que você queria e não queria saber” é o tema do colóquio do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) da sexta-feira (18), às 16h, via Google Meet. É necessário entrar no ambiente virtual com o microfone desligado e com o e-mail institucional (@ufpe.br).

A apresentação fica a cargo de Sergio Margulis, pesquisador sênior associado do Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS), do Instituto Clima e Sociedade, ambos no Rio de Janeiro, e da WayCarbon, em Belo Horizonte. É matema´tico, com doutorado em Economia Ambiental pelo Imperial College, Londres, e autor do livro que dá nome ao colóquio.

Resumo

O aquecimento global é um problema complexo e existem muitas falhas de conhecimento. Mas as incertezas sobre os processos climáticos não eliminam a grande certeza sobre sua existência e sobre sua origem nas emissões humanas de CO2. O nosso consumo é causa fundamental do aquecimento global, sendo intimamente dependente e ligado à nossa renda e riqueza. O Brasil é um país único em termos de suas emissões e responsabilidade pelo problema. As possíveis soluções passam por um conjunto de ações de diferentes tipos. O processo de negociações globais entre países liderado pelas Nações Unidas através da UNFCCC [Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima] tem sido fundamental, mas ao mesmo tempo limitado e insuficiente.

Programa de Pós-Graduação em Física

posgrad.df@ufpe.br