I Workshop Sirius para a Ciência do Nordeste será realizado na UFPE nos dias 30 e 31 de agosto

O evento tem o objetivo de divulgar a infraestrutura e potencialidades do Sirius/CNPEM, maior projeto científico em andamento no Brasil, à comunidade científica

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), instituição de excelência em pesquisa científica e tecnológica localizada em Campinas (SP), em parceria com a UFPE e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), vai promover o I Workshop Sirius para a Ciência do Nordeste, nos dias 30 e 31 de agosto, no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE. O evento tem o objetivo de divulgar a infraestrutura e potencialidades do Sirius/CNPEM à comunidade científica, sendo aberto a acadêmicos, profissionais e entusiastas da ciência em geral. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link. As vagas são limitadas.

O Sirius é o maior projeto científico em andamento no Brasil e está localizado em Campinas (SP). Por meio do uso da luz síncrotron, o Sirius permite a análise detalhada da estrutura atômica e molecular da matéria, abrindo caminho para uma ampla gama de aplicações nas áreas de Física, Química, Biologia, Ciência dos Materiais, Medicina e muito mais. Neste workshop, serão apresentadas as potencialidades das diferentes linhas do Sirius, bem como alguns projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores do Nordeste que utilizam essa infraestrutura.

No evento, haverá apresentações especializadas sobre pesquisas e conhecimentos sobre os benefícios e as aplicações práticas da luz síncrotron do Sirius e explanação de projetos científicos desenvolvidos em colaboração com o Sirius. Os participantes terão a oportunidade de conhecer os avanços científicos mais recentes, bem como os impactos dessas pesquisas na sociedade; além de networking e colaborações.

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. Com instalações de última geração e uma equipe de pesquisadores altamente qualificados, o CNPEM tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento científico no Brasil e no mundo.

Data da última modificação: 20/07/2023, 14:40