Desafios Matemáticos e Computacionais em Geometria Molecular é tema de seminário no auditório do CCEN

Evento começa a partir das 16h desta quinta (16), no Auditório Professor Ricardo de Carvalho Ferreira, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza

Os Programas de Pós-Graduação em Estatística e em Matemática e o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizam, na quinta-feira (16), seminário que discutirá os “Desafios Matemáticos e Computacionais em Geometria Molecular”. O seminário, que será realizado no Auditório Professor Ricardo de Carvalho Ferreira, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), começa a partir das 16h e será ministrado pelo professor Carlile Campos Lavor, professor titular do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp.

Carlile Lavor tem graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1996), doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ, 2001), pós-doutorado em Computação Quântica pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC, 2003) e livre-docência em Combinatória pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2006). Nos anos 2012 e 2013, foi chefe do Departamento de Matemática Aplicada (Imecc) da Unicamp, e nos anos 2015 e 2016, foi diretor associado do Imecc. É o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), biênio 2018-2019. Suas principais áreas de atuação são a Matemática Aplicada e Ciência da Computação, com ênfase em Geometria de Distâncias, Álgebra Geométrica e Computação Quântica.

Resumo

Discutiremos alguns desafios matemáticos e computacionais de um problema central em Geometria Molecular: calcular estruturas 3D de proteínas usando dados experimentais de Ressonância Magnética Nuclear. Essencialmente, trata-se de um problema inverso, onde temos algumas distâncias entre os átomos da molécula de proteína e desejamos calcular suas posições no espaço.

Data da última modificação: 13/05/2019, 14:00