Departamento de Física da UFPE promove colóquio amanhã (19)

O evento será realizado via Google Meet, às 16h

O Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove amanhã (19) o colóquio “Em direção à terra desconhecida dos núcleos exóticos”. O evento será apresentado pela professora Alinka Lépine-Szily, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), às 16h, no Google Meet. Os organizadores recomendam aos participantes que entrem na sala virtual com o microfone desligado e, preferencialmente, com o e-mail institucional (@ufpe.br).

Resumo

Inicialmente, introduzimos algumas noções básicas de Física Nuclear. Em seguida, descrevemos os núcleos radioativos, também chamados de exóticos, situados longe da linha de estabilidade e que apresentam propriedades bastante estranhas. Discutimos a descoberta de novos elementos superpesados, tarefa que passou dos químicos para os físicos nucleares. Finalmente, apresentamos a facilidade RIBRAS (Radioactive Ion Beams in Brasil) instalado desde 2004 no Laboratório do Acelerador Pelletron no IF-USP, que é o primeiro equipamento no hemisfério Sul produzindo feixes radioativos.

Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica)

posgrad@df.ufpe.br

Data da última modificação: 19/02/2021, 19:12