Notícias Notícias

Voltar

Professores da UFPE são homenageados em evento do Dia do Biólogo realizado pela Câmara dos Vereadores do Recife

A homenagem ocorreu no dia 4, no Plenário da Câmara, e teve autoria da vereadora Cida Pedrosa

Com informações da TV Câmara do Recife

Contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, impactando positivamente a sociedade e o planeta. Esta é uma das finalidades da atuação do biólogo, profissional homenageado em reunião solene realizada na Câmara Municipal do Recife. Foram entregues certificados a 43 biólogos, das mais diversas áreas, incluindo docentes em atividade e aposentados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Foto: Ascom/Câmara do Recife

Professores e pesquisadores recebem diploma 

Os homenageados pela UFPE foram os docentes Ana Maria Benko Iseppon, Bruna Martins Bezerra, Bruno Severo Gomes, Cristina Maria de Souza Motta, Enrico Bernard, Jarcilene Almeida, Maria Eduarda de Larrazábal, Marlene Carvalho Barbosa e Ulisses Paulino de Albuquerque. Também foram agraciados os professores aposentados Enide Eskinazi Leça, Pedro Henrique de Morais, Ricardo Augusto Braga e Valdir Luna da Silva; e o estudante de pós-graduação pela UFPE Rogean Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

A homenagem ocorreu na tarde de segunda-feira (4), no Plenário da Câmara, e teve autoria da vereadora Cida Pedrosa. “A gente tem um mundo em emergência climática, onde nossa biodiversidade tem sido destruída, e têm sido os biólogos, em especial, que nos ajudam a refletir sobre esse planeta e a cuidar dele. Essa é uma profissão essencial para todos que lutam pelo meio ambiente e pela sustentabilidade”, afirmou a vereadora Cida Pedrosa. “Essa homenagem representa um reconhecimento da sociedade aos profissionais que trabalham pela vida em todas as suas formas e manifestações. É um privilégio estar com esse grupo tão representativo, e empresas e empreendedores que acreditam no profissional Biólogo”, disse a professora Maria Eduarda, que também é presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio). O evento foi presidido pelo vereador Almir Cirilo.

BIÓLOGO – No Brasil, a profissão foi instituída há mais de 75 anos, sendo o primeiro curso denominado de História Natural. A profissão de biólogo foi regulamentada em 3 de setembro de 1979, a partir da Lei n.º 6.684, responsável também pela criação do Conselho Federal de Biologia (CFBio) e dos conselhos regionais de Biologia (CRBios). As associações de biólogos em atividade na época convencionaram estabelecer a data como o Dia Nacional do Biólogo.

No YouTube, está disponível reportagem da TV Câmara do Recife sobre o evento. 

Data da última modificação: 06/09/2023, 15:08

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização