- UFPE/
- Institutional/
- Academics Centers/
- Campus Recife/
- Centro de Artes e Comunicação (CAC)/
- Destaques/
- Professor da UFPE é coeditor de livro sobre design, experiência do usuário e usabilidade
Navigation Navigation
- Departamento de Arquitetura e Urbanismo
- Departamento de Ciência da Informação
- Departamento de Comunicação Social
- Departamento de Design
- Departamento de Expressão Gráfica
- Departamento de Letras
- Departamento de Música
- Departamento de Artes
- Guaianases
- Comissão de Direitos Humanos
- NLC - Núcleo de Línguas e Culturas
- Galeria Capibaribe
Asset Publisher Asset Publisher
Professor da UFPE é coeditor de livro sobre design, experiência do usuário e usabilidade
Público-alvo são designers e profissionais de usabilidade e interação humano-computador
O professor Marcelo Soares, do Departamento de Design da UFPE, é o primeiro coeditor do livro em três volumes “Design, User Experience and Usability”. Os volumes integram os anais da 11ª Conferência Internacional sobre Design, Experiência do Usuário e Usabilidade (DUXU), que fez parte da 24ª Conferência Internacional de Interação Humano-Computador (HCI), evento virtual realizado entre 26 de junho a 1º de julho.
O público-alvo da obra são designers e profissionais de usabilidade e interação humano-computador, como engenheiros de software, cientistas, profissionais de marketing e líderes empresariais. O livro também é voltado a profissionais de campos como os de Inteligência Artificial (IA), Arquitetura, Gestão Financeira e de Saúde, Design de Jogos, Design Gráfico, Industrial e de Ambientes, além de Finanças e Psicologia. O livro está disponível no site da conferência HCI e no site da Editora Springer.
Resumo
A experiência do usuário (UX) se refere ao pensamento, sentimento e comportamento de uma pessoa ao usar sistemas interativos. O design UX torna-se fundamentalmente importante em novos e emergentes contextos móveis, onipresentes e baseados em computadores. O escopo do design, experiência do usuário e usabilidade (DUXU) se estende a todos os aspectos da interação do usuário com um produto/serviço, como ele é percebido, aprendido e usado. Também aborda o conhecimento, métodos e práticas de design com um foco em processos profundamente centrados no ser humano. A usabilidade, utilidade e apelo são requisitos fundamentais para um projeto de experiência efetiva do usuário.