Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Laurindo Aristóteles Carneiro Leão

Fotografia do Dr. Laurindo Aristóteles Carneiro Leão – Fonte: Revista genealógica brasileira, Volumes 3-4 

Professor Laurindo Carneiro Leão, uma das figuras de maior destaque do pensamento Filosófico brasileiro e por mais quarenta anos lecionou na tradicional Faculdade de Direito do Recife.

Laurindo Aristóteles Carneiro Leão, nasceu em 8 de janeiro de 1857, no Engenho Una, da comarca de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. Era filho de Francisco de Paula Carneiro Leão Júnior e de D. Carlota Maria Carneiro Leão. Neto parteno de Francisco de Paula Carneiro Leão e bisneto de Matias Carneiro Leão, homens de prestígio no Pernambuco do século passado e que estiveram envolvidos nas revoluções de 1817 e de 1824. Avós Maternos 

Em 1876, Ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Tendo, nessa fase, iniciado os estudos propedêuticos de sua futura especialização — a Filosofia. Estuda acurada mente a Psicologia e a Lógica, chegando, nas matemáticas, até ao cálculo diferencial e integral. Lê, com afinco, Kant, os enciclopedistas, os naturalistas ingleses, os espiritualistas alemães. No segundo ano do curso estuda a Filosofia Positiva de Comte. Tem como colega de turma Pedro de Queiroz, notável vocação para os estudos filosóficos, que, infelizmente, à minguá talvez de um meio apropriado, ficou sem realização conveniente; Henrique Milet e Oliveira Escorel, mais tardes lentes da Faculdade; José Maria De Albuquerque Melo, jornalista e político de grande atividade partidária, uma das vítimas das desordens dos começos da República; Justo Chermont, que foi senador da República e ministro das Relações Exteriores. 

Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Recife em 12 de novembro de 1880 e foi aprovado plenamente, conforme a imagem abaixo:

Em 1881, foi Promotor interino de Escada durante seis meses. 

Em 1882, inscreveram-se para este concurso para a cadeira de Retórica do Curso Anexo da Faculdade de Direito do Recife, os Bacharéis Arthur Orlando da Silva, Laurindo Carneiro Leão, Cesário Antônio Cardoso Ayres e o aluno do 5º ano João de Siqueira Cavalcante. Os candidatos foram classificados e propostos ao Governo Imperial na seguinte ordem: Em 1° logar o Bacharel Arthur Orlando da Silva. Em 2°, Bacharel Laurindo Carneiro Leão e o acadêmico José de Siqueira Cavalcante. Em 3° Bacharel Cesário Antônio Cardoso Ayres.

Em 30 de Novembro de 1883, sendo Juiz Municipal do Rio Formoso durante nove meses.

Em 1884, fez concurso para a cadeira de Geometria e Trigonometria do Ginásio Pernambucano, revelando sólidos conhecimentos de matemática, mas não obteve a cadeira, que foi dada ao Dr. Joaquim Loureiro.

Em 1885 veio para o Sul, tendo sido nomeado juiz da comarca de Lages, em Santa Catarina durante nove meses e regressar ao Recife. 

Fundou, nesse momento, com o seu irmão Carlos Carneiro Leão — poeta do qual, há dois anos, por ocasião da passagem do seu centenário, saía, nesta Capital, uma coletânea de inspirados trabalhos — um estabelecimento de instrução secundária. Nasceu assim, em 1886, O Colégio Nove de Janeiro, no qual Laurindo Leão lecionou até 1891 as matérias do curso secundário.

Dava-se, a êsse tempo, como o seu irmão Carlos, as outras atividades. Faziam parte os dois de clubes políticos e entregavam-se à apaixonada propaganda dos dois grandes ideais da mocidade da época — o da Abolição e o da República.

Em outubro de 1890, casara-se com D. Maria Felicíssima Carneiro Leão (Cecy), filha da professora Cândida de Menezes de Vasconcelos de Drumond Carneiro da Cunha, viúva de José Gabriel Carneiro Da Cunha.

Em 12 de março de 1891, compareceram Laurindo Aristóteles Carneiro Leão, Sophronio Eutichiniano da Paz Portela e Francisco Phaelante da Câmara Lima, para tomar posse dos lugares de Lentes Substituto desta Faculdade e em vista do ofício de 11 de março de 1891 do Governador deste Estado, mandando dar posse pelo Diário Oficial de 26 de fevereiro de 1891. 

Em 1891 dava Laurindo Leão o primeiro curso de Direito Internacional Privado da Faculdade de Direito do Recife — curso que foi o primeiro também dessa matéria, dado no Brasil. 

A êsse respeito encontramos no Bulletin Argentin du Droit Intemational Privé, de Estanislau Zeballos (1° vol., pág. 311), uma carta de Clovis Beviláqua digna de referência. Ali diz o ilustre jurista brasileiro: "O Direito Internacional Privado começou a ser ensinado como uma disciplina especial em nossas Faculdades de Direito em 1901, em virtude dos estatutos sancionados pelo decreto do Governo Federal em 12 de janeiro do mesmo ano. 

Por essa mesma instituição, em 18 de março de 1891, às 10 horas, reunido com a Congregação da Faculdade de Direito do Recife foi conferido o grau de Doutor aos Bacharéis: Epitácio da Silva Pessoa, Eugênio de Barros Falcão de Lacerda, Antônio Gonçalves Ferreira e Clóvis Beviláqua, Laurindo Aristóteles Carneiro Leão, Francisco Phaelante da Câmara Lima e José Vicente Meira de Vasconcellos

Após ter recebido o seu grau de doutor foi advogar em Escada, a cidade de Tobias Barreto. Não se deu bem, porém, nessa atividade, e aceitou um lugar na magistratura pernambucana, indo servir como juiz em Rio Formoso. Não era essa, contudo, a sua aspiração, pois tudo o encaminhava para o magistério.
 
Em 29 de fevereiro de 1896, para tomar posse dos cargos de Lentes Substitutos para que foram transferidos por Decreto de 07 de fevereiro de 1896, os senhores Doutores: Laurindo Aristóteles Carneiro Leão, Sophorinio Eutichiniano da Paz Portella, Adopho Simões Barboza, Tito dos Passos de Almeida Rosa Filho e Antônio Estevão de Oliveira. O primeiro da 1ª secção; o segundo da 2ª secção; o terceiro da 3ª secção; o quarto da 4ª secção e o quinto da 7ª secção.

Em 24 de outubro de 1902, nesta Faculdade de Direito do Recife, parante a Congregação , compareceu Dr. Laurindo Aristóteles Carneiro Leão, para tomar posse, com as formalidades legais, ao cargo de Lente Catedrático da cadeira de Filosofia do Direito do 1º Ano. O Diretor da mesma faculdade - Dr. Joaquim Tavares de Mello Barretto – Diretor efetivo, a vista do Decreto de nomeação que foi lido pelo Secretário, deu posse ao nomeado, depois de feita a promessa recomendada pelo Estatutos desta Faculdade.

Eleito pela primeira Congregação ordinária da Faculdade de de Direito do Recife para redigir a 1902 e foi apresentada em 01 de março de 1903.

Em 1904, como fruto de suas prolongadas meditações sobre a matéria de sua cadeira, publicou, destinando-os aos seus alunos, os seus Estudos da Filosofia do Direito, livro que, embora vazado em uma forma não raro difícil, sempre demasiado eliptica, contém uma abundância de erudição filosófica e científica espantosa.

Em 10 de maio de 1911, na secretaria da Faculdade de Direito do Recife, presente o Diretor Dr. Augusto Carlos Vaz de Oliveira, compareceu o Dr. Laurindo Aristóteles Carneiro Leão e tomou posse do cargo de professor ordinário da cadeira de introdução geral do estudo do Direito ou Enciclopédia Jurídica desta faculdade, para o qual foi nomeado de acordo com o art. 41 do regulamento aprovado pelo Decreto Nº 8662 de 05 de abril de 1911. O Diretor em virtude do título que lhe foi apresentado, datado de 26 de abril de 1911.

Tendo estado por diversas vezes no exercício interino da Diretoria da Faculdade de Direito do Recife.

Em 20 de janeiro de 1920, na secretaria da Faculdade de Direito do Recife, perante os seus professores abaixo-assinados, presente os senhores Doutores Adolpho Tácio da Costa Cirne e Laurindo Carneiro Leão, respectivamente Diretor e professor mais antigo, na ausência dos Drs. João Elysio de Castro Fonseca e José Vicente Meira de Vasconcellos, lavrou-se o presente termo em virtude do qual passou a responder pelo expediente desta Faculdade o professor Dr. Laurindo Leão, durante a ausência do Dr. Diretor que vai ao Rio de Janeiro representar esta mesma Faculdade nas sessões do Conselho Superior do Ensino.

Em 27 de janeiro de 1921, no salão da secretária desta faculdade perante os professores, passou a responder pelo expediente da Faculdade o Dr. Laurindo Aristóteles Carneiro Leão durante a ausência do Dr. Diretor efetivo, que vai ir para Rio de Janeiro tomar parte dos serviços do Conselho Superior de Ensino.

Em 14 de janeiro de 1922, passou a responder pelo expediente da Faculdade o Dr. Laurindo Aristóteles Carneiro Leão durante a ausência do Dr. Diretor efetivo, que Vai ao Rio de Janeiro tomar parte nas sessões do Conselho superior de ensino.

Em 21 de junho de 1922, passou a responder pelo expediente da Faculdade o Dr. Laurindo Aristóteles Carneiro Leão, diante da notícia do falecimento do Dr. Adolpho Tácio da Costa Cirne, o Diretor interino declarou que em virtude da ausência do Dr. João Elysio de Castro Fonseca por está no Rio de Janeiro. Assumia Dr. Laurindo Leão o cargo de Diretor interino, conforme regime legal, ficando logo empossado.

Em 20 de julho de 1922, passou a responder pelo expediente da Faculdade o Dr. Laurindo Aristóteles Carneiro Leão durante a ausência do Dr. Diretor efetivo, que vai ao Rio de Janeiro tomar parte nos trabalhos do Conselho superior de ensino

Em 22 de janeiro de 1924, passou a responder pelo expediente da Faculdade o Dr. Laurindo Aristóteles Carneiro Leão durante a ausência do Dr. Diretor efetivo, que vai ao Rio de Janeiro tomar parte nos trabalhos do Conselho superior de ensino

Em 24 de janeiro de 1925, passou a responder pelo expediente da Faculdade o Dr. Laurindo Aristóteles Carneiro Leão durante a ausência do Dr. Diretor efetivo, que vai ao Rio de Janeiro tomar parte nos trabalhos do Conselho superior de ensino

Em 16 de setembro de 1926, passou a responder pelo expediente da Faculdade o Dr. Laurindo Aristóteles Carneiro Leão durante a ausência do Vice-Diretor, que vai ao Rio de Janeiro tomar parte nos trabalhos do Conselho Nacional do Ensino

Em 1927, com a passagem de sua cadeira do primeiro para o quinto ano do curso, viu-se Laurindo Leão condenado a uma disponibilidade forçada de quatro anos. Veio, então, em companhia de sua família, residir no Rio de Janeiro, tendo aqui concluído a elaboração de sua última obra — A História da Filosofia.

Ao lado das três disciplinas que regeu na Faculdade do Recife, como professor provido — a de Direito Comercial, a de Filosofia do Direito, a de Enciclopédia Jurídica — Laurindo Leão teve ocasião de lecionar, eventualmente, como deixamos registrado acima, todas as cadeiras que constituíam no seu tempo o curso jurídico, sem excetuar mesmo a Medicina Legal, que examinou em concurso, em 1915.

Faleceu no Rio de Janeiro, à Rua Barata Ribeiro, vitimado por um ataque de angina do peito, em 30 de janeiro de 1933. Foi sepultado no cemitério de São João Batista.

Fontes Consultadas:


>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Diario de Pernambuco (PE) - 10 de outubro de 1890

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Correio da Manhã (RJ) - 01 de julho de 1933

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Diario de Pernambuco (PE) - 02 de julho de 1933

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Diario da Noite (RJ) - 30 de junho de 1933

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Jornal do Commercio (RJ) -  01 de julho de 1933

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil –Jornal do Brasil (RJ) - 08 de janeiro de 1857

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil –Diario de Pernambuco (PE) - 09 de janeiro de 1857

>>Centenário de Laurindo Leão (Filosofo, Jurista e Mestre de Várias Gerações) - Revista da Faculdade de Direito de Caruaru - Hemeroteca da Faculdade de Direito do Recife


>>Memoria Historica Academica 1882 - lida em sessão da Congregação de 28 de Fevereiro de 1883 pelo Dr. Joaquim de Albuquerque Barros Guimarães, lente substituto. 


>> Memória Histórica da Faculdade de Direito do Recife - 1902, apresentada pelo Dr. Laurindo Leão. 

>> Revista genealógica brasiliera, Volumes 3-4  - fotografia de Laurindo Aristóteles Carneiro Leão

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR  

>> Relatório do Livro de Registros dos diplomas e títulos de todos os empregados do corpo jurídico - 1828 - 1930 

>> Relatório do Livro de Registro de diplomas de bacharéis (1881 - 1894

Data da última modificação: 09/04/2022, 23:07