Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

UFPE lamenta falecimento do professor emérito Francisco Décio de Andrade Lyra

Ele se aposentou, por tempo de serviço, em 1989, após mais de 30 anos de dedicação à Universidade, sempre lotado no Departamento de Antibióticos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamenta o falecimento, ocorrido na madrugada de hoje (27), do professor emérito Francisco Décio de Andrade Lyra, aos 99 anos de idade. Ele foi vinculado ao Departamento de Antibióticos do Centro de Biociências (CB), no Campus Recife. O velório será realizado, a partir das 12h, na Capela 1 do Cemitério Memorial Guararapes, que fica em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Às 15h, haverá uma missa; e às 15h30, será a cremação.

Décio Lyra ingressou na UFPE, em 1958, como pesquisador associado, sendo promovido a pesquisador-chefe, por concurso. Aposentou-se, por tempo de serviço, em 1989, após mais de 30 anos de dedicação à Universidade, sempre lotado no Departamento de Antibióticos. 

Ao longo de sua carreira, realizou diversas atividades em sala de aula e de pesquisa, destacando-se sua contribuição para o desenvolvimento da pesquisa científica de antibióticos de origem microbiana. Também atuou na administração do Departamento de Antibióticos, como chefe ou vice-chefe, como representante no Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa, como membro da comissão de Redação da Revista do Instituto de Antibióticos e como orientador de bolsistas do CNPq e da UFPE. 

Exerceu ainda os cargos de pró-reitor para Assuntos Culturais e Intercâmbio Científico da UFPE, no reitorado de Paulo Maciel, e diretor, por dois períodos, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) – atual Centro de Biociências. Por sua experiência e produção intelectual, ele foi homenageado com o título de Professor Emérito da Universidade, outorgado em 2007. 

A UFPE se solidariza com familiares e amigos do professor Décio Lyra neste momento de dor.

Data da última modificação: 28/07/2023, 11:09