Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

UFPE e HC prestam homenagem à ex-superintendente Darcy Freitas falecida neste domingo (10)

Corpo da primeira mulher a dirigir o HC foi cremado às 14h de hoje (11), no Cemitério Morada da Paz, no Paulista

A UFPE e o Hospital das Clínicas da UFPE lamentam o falecimento da ex-superintendente Darcy Gonçalves de Freitas. A médica e professora da UFPE aposentada faleceu aos 87 anos, no domingo (10), e teve seu corpo cremado às 14h de hoje (10), no Cemitério Morada da Paz, no Paulista, onde também foi velado.

Pioneira, a professora Darcy foi a primeira mulher a dirigir o HC, no biênio 1994-95. Ainda na década de 1980, havia sido a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Sociedade de Medicina de Pernambuco (atual Associação Médica de Pernambuco - AMPE), entre 1985 e 1987. Ela atuou na UFPE e no HC de outubro de 1969 até novembro de 1995, quando se aposentou.

Graduada pela Faculdade de Medicina da UFPE e docente de Patologia da Faculdade de Medicina da UFPE, a professora Darcy é destacada pelos colegas como uma pessoa “de grande capacidade de liderança, conscientização política e visão dos problemas socioeconômicos”, conforme descrição do seu perfil biográfico no site da AMPE.

Ao longo da vida profissional, ocupou outros cargos de gestão como a diretora da Gerência da 1ª Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Olinda e do Paulista sempre prezando pelo atendimento de qualidade à população.

“Em 2017, ela recebeu a Medalha do Mérito São Lucas pelo Conselho Regional de Medicina, Associação Médica de Pernambuco e Sindicato dos Médicos de Pernambuco por ter se projetado na classe médica pela cultura, pela rígida observância dos preceitos éticos da profissão e pelos reais serviços a ela prestados”, destacou o oftalmologista do HC Thiago Correia, sobrinho-neto de Darcy Gonçalves de Freitas.

A professora do Centro de Ciências Médicas da UFPE e médica do HC, Suzana Almeida, destacou o legado de Darcy Freitas. “Além de contribuir no ensino da graduação e da pós-graduação em Patologia, exerceu cargos de gestão no CCS (Centro de Ciências da Saúde) e no HC. Teve participação ativa também na transferência do Hospital Pedro II para este prédio do HC, ao lado de outros professores e médicos, como Amaury Coutinho, Edmundo Ferraz, Marcos Mendonça outros tantos jovens professores”, afirmou.

Ainda segundo o site da AMPE, Darcy Freitas participou ativamente da Coordenação Nacional de Residência Médica no Ministério da Educação, dentro do Projeto de Otimização de Residência Médica. “Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos de dra Darcy que tanto contribuiu com o seu saber fazendo da Medicina um bem para muitos”, disse a chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do HC, Adélia Monteiro.

O HC e toda a sua comunidade se solidarizam e prestam condolências aos familiares, amigos e ex-alunos de Darcy Gonçalves de Freitas.

Data da última modificação: 11/03/2024, 15:28