- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Servidor em foco/
- Módulo Protocolo do Sipac entra em funcionamento no dia 14 de janeiro
Servidor em foco Servidor em foco
Módulo Protocolo do Sipac entra em funcionamento no dia 14 de janeiro
Com o novo sistema, qualquer unidade pode criar um processo e enviá-lo ao destino e os documentos são assinados de maneira digital
A partir de quarta-feira (2) até o dia 14 de janeiro de 2019, entrará em operação o módulo Protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), que substituirá o Siga Processo na tramitação de processos da UFPE. Nesse período, ocorrerão os seguintes eventos: desativação do Siga Processo, migração do banco de dados de processo do Siga para o Sipac e liberação do Sipac como sistema oficial de tramitação de comunicação eletrônica (processos, documentos e memorandos).
A troca de sistema visa atender ao Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, no qual todos os atos processuais são registrados e disponibilizados em meio eletrônico, permitindo o acesso de qualquer lugar utilizando os principais navegadores da web.
Com o novo sistema, qualquer unidade pode criar um processo e enviá-lo ao destino e os documentos são assinados de maneira digital, reduzindo o custo e o uso de papel para este fim, que atualmente gira em torno de 600 mil folhas só para processos. O processo eletrônico auxilia, ainda, na segurança dos processos e possibilita maior agilidade na resposta das demandas.
Durante o período da migração, o Protocolo Geral (localizado na Reitoria) continuará a receber documentos para atuação de processos, que só será efetivada a partir do dia 14 de janeiro. Aqueles que não estejam cadastrados no Sipac devem acessar o site do Sipac/UFPE sipac.ufpe.br e realizar as operações descritas no manual de como fazer o primeiro acesso, disponível aqui. Em caso de dúvidas, o servidor pode entrar em contato com a Central de Serviços do NTI pelo telefone 2126-7777.
É necessário que os usuários estejam atentos à nomenclatura das unidades da UFPE, pois, durante o ano de 2018, a instituição passou por uma reestruturação geral de suas unidades administrativas. A transição entre os sistemas será acompanhada pelas equipes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (Progest).