Workshop MeComPE 2024 adia data de submissão de resumos

O evento oferecerá dez auxílios no valor de R$ 500 para participação de estudantes

A primeira edição do Workshop em Mecânica Computacional em Petróleo e Energia (MeComPE 2024) ocorre de 25 a 27 de março, no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Campus Recife. A submissão de resumos foi adiada até o dia 18 de fevereiro. O evento oferecerá dez auxílios no valor de R$ 500, para participação de estudantes, fornecidos pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (Abmec). As inscrições e o envio de resumos são efetuados pelo site do MeComPE 2024. O valor simbólico das inscrições para graduandos é R$ 40; para pós-graduandos, R$ 60; e para docentes ou profissionais, R$ 120.

A programação do evento é composta por palestras e minicurso ministrados por profissionais e pesquisadores com ampla experiência e expertise de várias regiões do Brasil. O minicurso terá como tema “Uma breve introdução a Physics-Informed Neural Networks (PINNs)”, ministrado por Rômulo Montalvão Silva, doutor em Mecânica Computacional pelo Programa de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEC-Coppe/UFRJ) no Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad).

Serão abordados temas nos quais a modelagem computacional tem papel fundamental no avanço tecnológico, incluindo importantes desafios atuais: integridade estrutural de dutos; inteligência artificial; computação de alto desempenho; captura, armazenamento e uso de carbono e hidrogênio verde.

O workshop MeComPE é organizado pelo grupo de pesquisa Processamento de Alto Desempenho em Mecânica Computacional (Padmec). O tema escolhido para a edição 2024 é “Mecânica Computacional em Petróleo e Energia”, em razão do cenário de mudanças climáticas e consequente preocupação mundial com a transição energética.

O evento tem patrocínio da Abmec e apoios da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Caixa de Assistência dos Profissionais dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Mútua/Creas) e visa fortalecer a sinergia entre a academia e a indústria, melhorando, assim, a divulgação e a compreensão das ações desenvolvidas pela universidade e pelo setor privado.

Instagram do evento
renato.motta@ufpe.br