Notícias Notícias

Voltar

Webinário vai abordar a eletrônica molecular como a eletrônica do futuro

O palestrante será o professor Augusto Cesar Lima Moreira, do Departamento de Física e Núcleo de Formação Docente no Campus Acadêmico do Agreste

O projeto de extensão Colóquios Interdisciplinares de Ciências Exatas e de Inovação Tecnológica (Cicit), coordenado pelo Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Nicen), do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (CAA) vai promover, amanhã (1º), às 16h, o webinário “Eletrônica Molecular: A Eletrônica do Futuro?”, com a participação do professor Augusto Cesar Lima Moreira, do Departamento de Física e Núcleo de Formação Docente no Campus Acadêmico do Agreste, da UFPE. A transmissão do evento se dará pelo canal do YouTube (Cicit Webinar) e quem quiser se inscrever para participar basta enviar e-mail para cicit.webinar@gmail.com.

Resumo

“Há muito espaço lá embaixo”. Com esta frase, dita pelo físico Richard P. Feynman em 1959, pode-se dizer que se iniciou a era da Nanotecnologia. A Nanotecnologia descreve a caracterização, fabricação e manipulação de estruturas, dispositivos e/ou materiais que têm uma ou mais dimensões menores do que cem nanômetros (nm). Essa tecnologia tem gerado produtos em diversos setores industriais, tais como: saúde, química, cosméticos, compósitos, energia e eletrônica, sendo este último o foco deste colóquio. Como a eletrônica consiste na “arte” de desenvolver dispositivos para controlar o movimento de elétrons, pode-se pensar na eletrônica molecular como a “arte” em utilizar moléculas para se fazer este controle em escala nanométrica. Quais moléculas utilizar e para qual finalidade é um questionamento que muitos pesquisadores – teóricos e experimentais – têm se esforçado para responder. Neste colóquio, tentaremos apresentar, de forma simples, algumas dessas respostas.

Mais informações
Instagram do Cicit
@cicit.webinar 

Data da última modificação: 31/03/2021, 18:15