Universidades do Nordeste e do Japão se unem em acordo de cooperação por educação humanista e sustentabilidade

Da assessoria da UFRPE

Uma ação inédita e marcada por forte simbolismo foi realizada na manhã do último sábado (24), quando reitores e representantes das 18 universidades federais do Nordeste firmaram compromisso institucional com a japonesa Universidade Soka, de Tóquio. A parceria internacional é a primeira que contempla todas as federais na história do Ensino Superior da região, e como estratégia norteadora as tecnologias sociais, a educação humanista e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, também foi concedido, pela UFRPE, o título de Doutor Honoris Causa ao pacifista, filósofo, educador, escritor e poeta Daisaku Ikeda. O reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, participou do evento.

Foto: Tarisson Nawa/UFRPE

Assinatura do acordo ocorreu em solenidade no sábado (24)

A assinatura do convênio foi realizada durante a Conferência Internacional das Universidades do Nordeste e Universidade de Soka: o Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade. A iniciativa partiu da Rede de Universidades do Nordeste para a Promoção da Tecnologia Social (Rede U.TecSocial), que envolve as 18 federais da região. A Rede U.TecSocial tem como objetivo central a implementação, nos âmbitos local, regional e nacional, de tecnologias sociais alinhadas aos ODS.

A parceria prevê a possibilidade de cooperação por meio de diversas iniciativas. Estão previstas, entre outras ações, a mobilidade de estudantes e pesquisadores; a realização de missões de trabalho institucionais de professores e servidores; a promoção de projetos de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária em conjunto; o intercâmbio de material de pesquisa, ensino, extensão, gestão e informações relacionadas.

A reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, anfitriã do encontro, ressaltou que a parceria das universidades do Nordeste com a Universidade Soka fortalece os projetos já realizados na região, como também abre a possibilidade de ações em conjunto de caráter humanitário. Para a gestora, a assinatura também é um sinal de esperança no atual cenário nacional.

“Estamos enfrentando desafios extremos para nos mantermos como universidade pública gratuita, de qualidade e inclusiva. É por esta universidade que estamos hoje, aqui, lutando e buscando soluções que fortaleçam o nosso ensino em prol de uma sociedade mais humana. Buscamos a construção e engrandecimento dos valores éticos, tendo a educação como fator essencial neste processo”, destacou.

Presidente da U.TecSocial, a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Formiga Diniz, destacou a importância, para o Nordeste, da parceria com a instituição japonesa. “É com parcerias como a que celebramos hoje com a Universidade Soka, do Japão, em sintonia de propósitos, que avançamos como universidades comprometidas com as causas da região e da gente do Nordeste, para um Brasil mais nação, para um Brasil mais cidadão. É com esperança e disposição que as nossas universidades se adequam à promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, para aplicação em todo o mundo, tal qual faz exemplarmente a Universidade Soka”, afirmou.

A Universidade Soka foi representada pelo reitor Yoshihisa Baba durante a solenidade. Na ocasião, o acadêmico ressaltou que instituição está entre as que melhor se posicionam no Ranking de Impacto relativo às universidades que melhor realizam projetos de implementação dos ODS, ocupando a 4ª posição entre as universidades japonesas e ficando na faixa de 101 a 200 no ranking global.

Fundada por Daisaku Ikeda, em 1971, a Universidade Soka está localizada no bairro de Hatioji, a 40 minutos de trem do centro de Tokyo. Considerada um Centro Global de Educação Humanística, a instituição possui cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e intercâmbios de idiomas.

HONORIS CAUSA – Daisaku Ikeda é um pacifista, filósofo, educador, autor e poeta. Atua como presidente da Soka Gakkai, organização budista no Japão, presidente fundador da Soka Gakkai International (SGI) e fundador de várias instituições internacionais que promovem a paz, a cultura e a educação. Dedica-se a reforçar as bases de uma cultura duradoura de paz.

Centenas de universidades do mundo inteiro reconheceram seus esforços pela paz outorgando-o honrarias acadêmicas, perfazendo um total de 388 títulos de Doutor Honoris Causa com a honraria concedida pela UFRPE.

Como presidente fundador da SGI, Ikeda liderou o desenvolvimento de uma das maiores e mais diversas associações budistas de base comunitária do mundo, promovendo uma filosofia de capacitação e engajamento social pela paz. O sistema educacional fundado por Ikeda – que inclui o sistema Soka Escolas no Japão e no Brasil, a Universidade Soka no Japão e nos EUA , e Soka Kindergartens em seis países – promove um espírito de cidadania global, encorajando os jovens a liderar o estabelecimento de direção esperançosa e positiva para a sociedade global.

Data da última modificação: 26/08/2019, 15:30