UFPE se destaca nos Exames de Ordem Unificados da Ordem dos Advogados do Brasil

A aprovação é condição necessária à admissão do estudante, com menos de um ano para concluir o curso, ou bacharel em Direito, no quadro da OAB

Dhyogo Cavalcanti está terminando o curso de Direito da UFPE e já foi aprovado no XXII Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O estudante tem 25 anos e entrou como cotista na Universidade por ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. A aprovação de Dhyogo reforça a qualidade do ensino do curso de Direito da UFPE, que figura entre as instituições de Ensino Superior (IES) mais bem colocadas no Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Foto: Passarinho

Faculdade de Direito está entre as melhores do país

Segundo o diretor da Faculdade de Direito do Recife (FDR), professor Francisco Queiroz, “a UFPE vem conquistando boas colocações no Exame da Ordem, primeiro, pela qualidade dos nossos alunos; segundo, pela capacidade dos nossos professores; e, terceiro, pelo empenho da instituição”. A UFPE foi a melhor colocada na edição XXI da avaliação, com 76,27% de aprovação. De acordo com dados da OAB, a Universidade ficou em 4º lugar na classificação das IES de acordo com a taxa de aprovação média das edições VIII a X do Exame de Ordem. Brevemente, serão divulgados os resultados da XXII edição do Exame por IES.

A afirmação do docente compactua com a visão do reitor Anísio Brasileiro sobre a excelência do curso de Direito da UFPE. “O bom resultado no exame representa a qualidade dos nossos estudantes, a seriedade com que encaram o curso e a avaliação, ao mesmo tempo em que representa a dedicação e o esforço dos professores. A UFPE se sente muito satisfeita e orgulhosa de, nos seus 70 anos e 190 anos da sua Faculdade de Direito, se manter como uma referência nacional no Exame da Ordem e uma referência no ensino do Direito no país”, comemora o reitor Anísio Brasileiro.

Para o estudante Dhyogo Cavalcanti, a Universidade tem um papel importante na formação acadêmica, o que pode ser confirmado com a boa colocação dos estudantes no exame da OAB, mas o mais importante fica por conta do futuro. “Eu acho que a principal contribuição da UFPE será refletida na qualidade de advogado, de profissional do Direito que serei no futuro”, destaca o estudante.

EXAME – A aprovação no Exame de Ordem é condição necessária à admissão do estudante, com menos de um ano para concluir o curso, ou bacharel em Direito, no quadro de advogados da OAB. O Exame procura mensurar a qualificação do bacharel para exercer a profissão, isto é, aferir se o examinando apresenta o conhecimento teórico e prático mínimo para a inscrição profissional e a prestação dos serviços de advocacia à sociedade brasileira.

O Exame é oferecido três vezes por ano. Em termos de estrutura, é composto por duas fases, ambas de caráter eliminatório. Na primeira, os examinandos são submetidos a uma prova escrita objetiva sem direito à consulta de material de apoio. Na segunda, realizam uma prova prático-profissional com consulta.

A prova objetiva tem caráter generalista, procurando avaliar o conhecimento acumulado ao longo do curso de graduação. Na segunda fase, o examinando deve realizar uma prova prático-profissional, com acesso ao material de consulta previsto no edital. O conteúdo da segunda fase busca avaliar o raciocínio jurídico e a consistência da fundamentação, a capacidade de interpretação e de exposição do fato jurídico e o conhecimento de técnicas profissionais. O examinando que obtém nota igual ou superior a 6 na prova prático-profissional é considerado aprovado, estando apto à prática profissional e a ser integrado ao quadro de advogados da OAB.

CCJ/FDR - UFPE
(81) 2126.7858 / 7851