Notícias Notícias

Voltar

UFPE recebe comitiva do Exército Brasileiro para discutir parceria no projeto Memória Militar com o Centro de Informática

Visita ocorre no dia 11 e tem o objetivo de estreitar relações e firmar parcerias em diversas áreas

O Centro de Informática (CIn) da UFPE receberá, no próximo dia 11, a visita de uma comitiva do Exército Brasileiro (EB), com a finalidade de estreitar relações e vislumbrar possibilidades de parcerias futuras. Na ocasião, será apresentado o projeto do EB “Memória Militar: Origens do Exército”, que tem como objetivo disseminar a prática do Turismo Militar enquanto segmento do turismo cultural. A iniciativa visa apresentar à sociedade os bens culturais relacionados à história brasileira, através da criação de um roteiro histórico-cultural na Região Metropolitana do Recife.

No encontro, dentre os militares convidados, estarão o general de Divisão Carlos Machado, comandante da 7ª Região Militar; o coronel Almir, chefe do escritório do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA) do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército em Recife, e o coronel Monteiro, assessor cultural da 7ª Região Militar e gerente do projeto Memória Militar. Pelo CIn-UFPE, participam os professores Sérgio Soares, vice-diretor do centro; Veronica Teichrieb, coordenadora de Cooperação e Inovação; o professor Daniel Cunha, além de Sarah Mesel, gerente de Negócios. A ideia é que o CIn contribua para o desenvolvimento do eixo tecnológico associado ao projeto Memória Militar, além de apresentar ao Exército as instalações e as expertises do centro.

Uma outra parceria entre o CIn e o Exército foi realizada recentemente, de junho de 2019 a dezembro de 2020, quando foi desenvolvido o projeto de pesquisa e inovação “Observatório de Defesa Cibernética: Especificação e Requisitos”. A iniciativa envolveu o Comando de Defesa Cibernética do Exército e a Universidade Federal de Pernambuco, através do Centro de Informática e do Centro de Artes e Comunicação. Participaram do projeto os professores Daniel Cunha, Ruy Guerra, Divanilson Campelo, Carlos Ferraz e Hermano Moura.

Data da última modificação: 07/04/2022, 11:51