UFPE poderá contar com o serviço de transporte para servidores TáxiGov

Iniciativa visa a modernizar e melhorar a oferta de serviços de transporte administrativo, buscando economia, transparência de gastos públicos e eficiência

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) poderá contar, no Campus Recife, com o TáxiGov, serviço de transporte de servidores e colaboradores da Administração Pública Federal destinado ao deslocamento a trabalho com o uso de táxis. A previsão de contratação é em março, após o pregão eletrônico nº 01/2021 do Ministério da Economia (ME) para implantação do TáxiGov PE, que já está em andamento e terminará em fevereiro, conforme cronograma da Central de Compras do ME.

O TáxiGov visa a modernizar e melhorar a oferta de serviços de transporte administrativo, buscando economia, transparência de gastos públicos e eficiência. “A economia estimada [com gastos em transporte] é 64% em média”, explica a pró-reitora de Gestão Administrativa da UFPE, Liliana Vieira. “Os recursos economizados podem ser reaplicados em outras ações da UFPE”, completa.

Em 2019, a Universidade gastou aproximadamente R$ 1,3 milhão no transporte (abastecimento e manutenção dos veículos) de servidores e colaboradores. Com a economia prevista pela adoção do novo sistema, parte desses recursos poderá ser direcionada à compra de equipamentos, à melhoria da infraestrutura da instituição, entre outras iniciativas.

O serviço de transporte será usado para deslocamentos a trabalho, a exemplo de reuniões, entrega de documentos, visitas técnicas, capacitação, entre outras situações. Os veículos serão acionados via aplicativo para smartphone ou pelo site. A frota de táxis atenderá a todos os órgãos que implantarem o sistema, abrangendo o Recife e a Região Metropolitana.

Na UFPE, o TáxiGov cobrirá apenas o Campus Recife devido à abrangência do serviço. A adesão ao sistema foi opcional para os órgãos da Administração Pública Federal. “A UFPE foi consultada, através da Progest [Pró-Reitoria de Gestão Administrativa], sobre se teríamos interesse em participar da licitação e, de pronto, já respondemos que sim”, afirma Liliana Vieira.

O TáxiGov começou a ser implementado em março de 2017 em Brasília. A partir de 2019, o modelo do Governo Federal foi expandido para outras localidades do Brasil, como os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Data da última modificação: 13/01/2021, 16:51