UFPE melhora posição entre as universidades avaliadas no QS Latin America University Rankings 2023

A Universidade ficou em 47º lugar entre as 428 instituições avaliadas, estando ainda em 13º entre as brasileiras

Com a nota geral 55,4, a UFPE alcançou a 47ª posição entre as 428 universidades da América Latina no QS Latin America Rankings de 2023, divulgado no dia 22 deste mês, pela Quacquarelli Symonds, uma organização mundial sediada na Inglaterra que avalia o desempenho de instituições de Ensino Superior de todos os continentes. Com este resultado, a Universidade melhora sua posição em relação ao último levantamento (2022), em que ficou no 49º lugar.

No cenário brasileiro, a UFPE é a representante da Região Norte/Nordeste mais bem colocada, ocupando o 13º lugar entre as 98 instituições avaliadas, cujo primeiro lugar ficou com a Universidade de São Paulo (USP). No ranking latino-americano, a USP ficou em 2º lugar, ficando atrás apenas da Pontificia Universidad Católica de Chile (UC).

O ranking QS latino-americano utiliza oito indicadores: Reputação Acadêmica – pesquisa anual realizada pelo QS para avaliar a percepção da comunidade acadêmica de todo mundo em relação às melhores instituições em termos de pesquisa e ensino, com peso de 30%; Reputação com Empregadores – pesquisa anual destinada a reunir as opiniões dos empregadores em todo o mundo sobre as instituições que fornecem os melhores profissionais, com peso de 20%; Citações por Artigo, dos artigos publicados na base Scopus, com peso 10%; Proporção Professor/Estudante, com peso 10%; Percentual dos Professores com Doutorado, com peso 10%; Proporção Artigo/Professor, com peso 5%; Internacionalização/Rede de Pesquisa Internacional, com peso 10%; e Impacto da Web, com peso 5%.

Nesta edição do QS latino-americano, os indicadores que colocaram a UFPE nas melhores posições, entre as instituições brasileiras avaliadas, foram: Reputação Acadêmica (12ª posição), Impacto na Web (15ª) e Internacionalização/Rede de Pesquisa Internacional (15ª). Quatro dos oitos indicadores da UFPE tiveram desempenhos melhorados, em comparação à avaliação anterior: Reputação do empregador, Artigos por docentes, Impacto da Web e Internacionalização/Rede de Pesquisa Internacional.

Data da última modificação: 30/09/2022, 15:48