UFPE ganha assento em conselho gestor de comitê da Unitar para implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Objetivo é criar, na UFPE, unidade acadêmica com abordagens transversais e voltada aos ODS

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) agora integra um assento no conselho gestor do comitê internacional para implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar). O órgão, ligado à ONU, visa à criação de políticas, programas e treinamentos para o ensino superior. Já o comitê busca incentivar e acelerar a implementação dos ODS no ambiente acadêmico, a partir da formação de uma rede de instituições na América Latina.

Para o diretor de Relações Internacionais da UFPE, Madson Góis Diniz, responsável pela ação, a integração da UFPE ao conselho gestor na Unitar corrobora com as mudanças de pensamento institucional adotadas pelo reitor Alfredo Macedo Gomes e pelo vice-reitor Moacyr Araújo na gestão da UFPE, enfatizando a sustentabilidade. “Trata-se do reconhecimento internacional de boas práticas de governança voltadas para a Agenda 2030 e para práticas de ‘educação verde’. Isso mostra também o alinhamento da internacionalização da UFPE com os ODS e organismos internacionais de grande respaldo como a ONU”, conclui.

A UFPE participa do comitê desde novembro de 2020. Em fevereiro deste ano, recebeu novo convite para participar do conselho gestor, passando a representar o Brasil junto a outras instituições, como a Universidade Iorque. (Canadá), Instituto Internacional do Oceano, e a Universidade Columbia (EUA). A proposta é criar, na Universidade, uma unidade acadêmica que tenha abordagens transversais e que seja voltada aos ODS. Para a sua concretização, serão mapeados os ODS em cursos de graduação e pós-graduação da UFPE, bem como todos os projetos relacionados com a temática.

Diretoria de Relações Internacionais (DRI)

international@ufpe.br

Data da última modificação: 05/03/2021, 15:00