Notícias Notícias

Voltar

UFPE e Secretaria Executiva de Esportes de Pernambuco firmam parceria para fortalecimento do esporte no Estado

Haverá o uso de espaços comuns para treino, na UFPE e no Parque Santos Dumont, em Boa Viagem

Consolidar parceria firmada entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Secretaria Executiva de Esportes de Pernambuco. Esta foi a proposta de encontro realizado na tarde de ontem (22), no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE, que reuniu o reitor Alfredo Gomes e o secretário executivo de Esportes do Estado, Diego Pérez, além de atletas e professores, entre outros presentes.

O objetivo da parceria é fortalecer convênio técnico-científico de reciprocidade entre as duas partes, envolvendo tanto o uso dos espaços comuns para treino – pista de atletismo da UFPE e do Parque Santos Dumont, em Boa Viagem – como o trabalho de pesquisa junto aos atletas da iniciação ao alto rendimento e a formação de técnicos, professores e gestores de esporte. “Essa parceria é um marco na medida em que está sendo efetivada uma junção de forças para atuar a favor do desenvolvimento do esporte em Pernambuco. Inclusive, ela é muito importante para o próprio Governo do Estado, que passa a ter mais um polo de treinamento especializado para os atletas se prepararem para competições locais, nacionais e até internacionais”, avaliou o professor Vilde Menezes, diretor da Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (Segel) da UFPE.

Foto: Anderson Lima

Objetivo é juntar esforços para o desenvolvimento do esporte em Pernambuco

Na opinião de Diego Pérez, a parceria com a UFPE é um importante passo para o desenvolvimento do esporte local. “É um novo capítulo na história do esporte pernambucano, que significa avanço, melhoria, esperança e a oportunidade de termos o apoio da Universidade Federal de Pernambuco. Não só com sua estrutura física, mas com toda a capacidade de transmissão do conhecimento”, afirmou o secretário. “A UFPE está à disposição desta iniciativa com nosso pessoal técnico e professores para que possamos estruturar e pensar essa parceria. Parabéns pela liderança e vamos avançar nessa política de esportes que é também uma política de bem-estar da população”, disse o reitor Alfredo Gomes.

Entre os presentes ao encontro estava o jovem atleta Fernando Ferreira, o Fernando “Balotelli”, que já treina no Parque Santos Dumont desde 2004 e demostrou a vontade de poder treinar na pista de atletismo da UFPE. “Um atleta precisa de um bom material e de um bom espaço para trabalhar, e essa parceria vai agregar muito ao esporte pernambucano. Não só para nós, do atletismo, mas para todas as modalidades que compõem o esporte no estado. A gente só tem a ganhar com essa parceria”, avaliou Fernando. A previsão é que os atletas possam iniciar o treinamento na UFPE ainda este ano.

O encontro contou ainda com a presença do professor Rafael Henrique, do Departamento de Educação Física da UFPE; do coordenador da Segel, professor Luiz Carlos; e da especialista no salto em distância e salto triplo Keila Costa, atualmente secretária de Esportes da Prefeitura de Abreu e Lima.

Data da última modificação: 23/07/2021, 20:04