UFPE é parceira em projeto da Università degli Studi di Bologna

O coordenador-geral no Brasil é o professor Cláudio Jorge Moura de Castilho, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Università degli Studi di Bologna (Unibo) , na Itália, firmam cooperação por meio do projeto “Território, Sustentabilidade e Universidade”, no qual a UFPE é parceira. A iniciativa, apresentada pela Unibo, será oficializada, no dia 12 de julho, na Sala VIII Centenario da Reitoria da Unibo, na presença da pró-reitora de Relações Internacionais e dos representantes da área de Geografia, todos da universidade italiana. A proposta foi aprovada pelo “Fondi Fibra” da Unibo, tendo obtido a garantia do auxílio de 18.000 euros.

A ação é interdisciplinar e dialógica, abordando a complexidade das relações entre território, sustentabilidade e universidade no âmbito da globalização e tentando encontrar soluções para os diversos conflitos socioambientais inerentes à cidade e ao campo. O período de duração do projeto, em princípio, será de dois anos, com início ainda em 2017.

As atividades serão concentradas em torno de três macroáreas: pesquisa, com meta de criação do Joint Lab internacional “Território, Sustentabilidade e Universidade”; formação, com realização de palestras e aulas, além de acolhimento de estudantes; e extensão, fomentando atividades fora das fronteiras acadêmicas. Tudo isso visando ao conhecimento do fenômeno em estudo e às soluções sustentáveis – territorialmente inovativas – frente aos riscos da globalização neoliberal.

O coordenador-geral no Brasil é o professor Cláudio Jorge Moura de Castilho (Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano – MSEU/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Prodema/UFPE), e a coordenadora-geral na Itália é a professora Elisa Magnani (Dipartimento di Storia Culture e Civiltà/Unibo).

O projeto promoverá o diálogo entre docentes e discentes da UFPE, da Unibo e de outras instituições italianas (Fairwatch, Azienda Biologica Parigi-Paolini, Podere Casetta, Azienda Agricola Ca’ Battistini e Museo dei Botroidi di Luigi Fantini) e brasileiras (ONG Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social/Etapas e movimentos sociais). Também irão colaborar professores da Universidade de Turim e da Universidade de Veneza – ambas italianas –, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) – as três últimas são brasileiras.

O projeto é um resultado concreto do I Workshop Itália-Brasil, realizado nos dias 16 e 17 de fevereiro deste ano, na Università degli Studi di Bologna. O evento foi organizado por meio de parceria entre a UFPE (Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano – MSEU/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Prodema) e a Unibo (Dipartimento di Storia Culture e Civiltà).

Professor Cláudio Jorge Moura de Castilho
claudiocastilho44@gmail.com