UFPE assina contrato para reformar telhados do CCEN

A obra deverá ser executada em oito meses, a partir de janeiro de 2024

O reitor Alfredo Gomes se reuniu, nesta terça-feira (12), no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE, com a vice-diretora do CCEN, a professora Carla Rego Monteiro; o superintendente de Projetos e Obras (SPO), Carlos Falcão; a pró-reitora de Planejamento Orçamentário e Finanças (Proplan), Helen Frade; docentes do CCEN e membros da SPO para a solenidade de assinatura do contrato com a empresa Multicon Engenharia, que ficará responsável em reformar os telhados do centro.

Foto: Evelyn Carolina

Assinatura ocorreu na diretoria do Centro de Ciências Exatas e da Natureza

De acordo com o superintendente de Projetos e Obras (SPO), Carlos Falcão, a estimativa é que sejam 240 dias de obras (oito meses), com o prazo começando em janeiro do ano que vem. “O projeto contempla a reforma das cobertas de três blocos (Física, Química Fundamental e a Biblioteca do CCEN), bem como a recomposição do pátio central, por meio da instalação de uma nova drenagem e a reforma das passarelas de acesso, perfazendo uma área de quase 11.500 m2. O investimento será de R$ 4.270.000,00”, explica Falcão.

Os telhados que serão colocados no CCEN serão de alumínio, do tipo termoacústico, de baixa manutenção, com maior desempenho e validade de dez anos. O mesmo que recentemente foi colocado no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade. Além de garantir o conforto térmico e acústico necessário para salas de aula, laboratórios e bibliotecas, essa telha é zipada, ou seja, tem como característica a de se encaixar muito bem uma na outra, de forma que o telhado se torne praticamente monolítico – como se, por exemplo, cada departamento fosse coberto por uma única telha –, minimizando riscos de haver infiltrações, por causa do seu sistema de encaixe mais moderno.

OBRAS DE ACESSIBILIDADE - Há pouco tempo, foram finalizadas, no CCEN, obras de acessibilidade, sinalização e de banheiros, garantindo maior bem-estar aos que frequentam o local, principalmente a pessoas com deficiências (PCDs), que agora têm maior autonomia para se locomover pelo centro, sem precisarem solicitar a ajuda de colegas.

“A obra de acessibilidade do CCEN buscou, primordialmente, a promoção da igualdade de oportunidades entres os usuários, considerando a diversidade e a responsabilidade social no atendimento à legislação, em especial à NBR 9050. O valor investido foi de R$ 2.071.079,93”, explica o superintendente Carlos Falcão. A empresa contratada foi a Construtora FS.

A vice-diretora do CCEN, Carla Rego Monteiro, agradeceu ao reitor Alfredo Gomes pelas obras que foram e as que serão realizadas no centro. “Quero agradecer, primeiramente, pela acessibilidade. Fomos um dos primeiros centros a participar desse projeto de obras de acessibilidade para todos, o que é um fator muito importante, pois nós temos alunos que precisam de uma acessibilidade diferente e está sendo muito importante para eles. Agora podem sair do Departamento e irem pra a Área 2, pois agora tem uma calçada, então não precisam de nenhum auxílio. Também agradeço bastante pelas reformas dos banheiros e sinalizações”, afirmou ela.

Logo em seguida, ela explicou a necessidade das reformas dos telhados e da drenagem do pátio. “Nos meses chuvosos, ficamos movendo os equipamentos, que são muito caros, de lugar, pois há muitas goteiras. Muitos deles foram estragados, muitos livros na biblioteca também. E, por causa da falta de drenagem, a água que vem do pátio invade as salas de aula. Então, há anos que precisávamos dessa obra nos telhados e pátio, e estamos muito agradecidos. Vai melhorar muito nossas vidas no centro”, concluiu ela.

O reitor Alfredo Gomes afirmou que as obras no centro são fundamentais e a gestão está comprometida com a melhoria de toda a universidade. “No CCEN, são dois grandes departamentos de graduação – Física e Química –, e, sobretudo, de pesquisa, com estruturas muito bem consolidadas. Havia a necessidade de fazer esse investimento há muito tempo. Conseguimos finalizar a licitação e vamos finalizar a obra em, aproximadamente, oito meses. Ao lado disso, o telhado da biblioteca, que também é uma biblioteca grande, é um investimento fundamental para ser feito. O investimento está associado com a parte de drenagem da área, pois aqui ela não funciona muito bem, então precisa ser feita. E tudo isso se associa com a obra de acessibilidade que fizemos aqui. É um investimento adicional na infraestrutura de um centro de referência de pesquisa que precisava de um cuidado especial. Aos poucos estamos reorganizando o campus”, explanou.

PRÓXIMOS PROJETOS - A Universidade já está com um projeto encaminhado para começar o orçamento e licitação para reformar os telhados do curso de Engenharia Química. Em seguida, virão os telhados dos prédios de Farmácia, da Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) e da biblioteca do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). O primeiro será iniciado em 2024.

Data da última modificação: 13/12/2023, 16:09