UFPE apresenta projetos estruturantes em saúde integral ao Ministério da Saúde

Apresentação, feita à superintendente Estadual do Ministério em Pernambuco, envolve iniciativas no HC, Nupit-SG e Lika

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresentou, em reunião realizada na manhã de ontem (17), uma série de projetos estruturantes em saúde integral à representante do Ministério da Saúde em Pernambuco, Ana Paula Amorim. A proposta é que a Universidade possa atuar tanto em medicina preventiva como em medicina de precisão, de maneira integrada com a pesquisa e a inovação, atraindo parceiros internacionais e promovendo o conhecimento sobre a saúde da população brasileira. “Não é possível pensar a ciência e a inovação, bem como a saúde e outras áreas, de forma dissociada do que está sendo realizado no mundo”, afirmou o reitor Alfredo Gomes. “Além disso, nós, como UFPE, podemos agregar as demais universidades e institutos federais pernambucanos e constituir uma rede local”, completou.

Foto: Anderson Lima

Reitor e equipe abordaram projetos em reunião com representante do MS

Os projetos apresentados envolvem o Hospital das Clínicas, com a criação de um biobanco para a coleta e estocagem de diferentes tipos de materiais biológicos, de modo a permitir conhecer o perfil molecular da população pernambucana e levar ao desenvolvimento de vacinas, por exemplo, e da implantação de um projeto de radioterapia; e a inovação terapêutica e o desenvolvimento de fármacos a partir do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (Nupit-SG). A atuação se daria ainda por meio de laboratórios de calibração e controle de qualidade de equipamentos de radiologia, com a atuação do Departamento de Energia Nuclear (DEN); e da identificação de agentes infecciosos e biomarcadores pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE. O objetivo é promover a formação de recursos humanos e a assistência integral à saúde por meio de um ciclo formado por quatro eixos: prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida.

“Eu achei os projetos excelentes. Acredito que o ministro Eduardo Pazuello e os secretários irão apoiar Pernambuco nessas iniciativas, pois são um negócio de muita competência. O Ministério da Saúde está aberto a parcerias e creio que o ministro irá gostar muito da proposta apresentada pela Universidade Federal de Pernambuco”, avaliou Ana Paula Amorim, superintendente estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco.

Além do reitor Alfredo Gomes, a reunião, realizada no Gabinete do Reitor, no prédio da Reitoria, contou ainda com a participação do vice-reitor Moacyr Araújo; do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; do superintendente do Hospital das Clínicas, Luiz Alberto Mattos; e da secretária-executiva da Fade e líder do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (Nupit-SG), Maira Pitta. A reunião contou ainda com a presença do diretor do Lika, José Luiz de Lima Filho, do assessor do reitor Breno Caldas e da gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Claudia Marques.

Data da última modificação: 18/11/2020, 17:15