Notícias Notícias

Voltar

UFPE abre inscrições para nova turma do curso de especialização em BIM – projeto e fabricação digital no ambiente construído

As inscrições podem ser feitas no Sigaa até o dia 17 deste mês

O curso “Especialização em BIM – projeto e fabricação digital no ambiente construído” da UFPE está com inscrições abertas até o dia 17 deste mês para sua 2ª turma. O curso tem como público-alvo os profissionais que trabalham na indústria da construção civil, especialmente arquitetos e urbanistas e engenheiros. A inscrição pode ser feita no Sigaa

No site Célula BIM UFPE, estão disponíveis o fôlder promocional (que contém as principais informações sobre a carga horária, valores de matrícula e mensalidades, horário das aulas, disciplinas, docentes, objetivos do curso e público-alvo) e o manual de inscrição dos alunos candidatos (com informações detalhadas sobre as etapas da inscrição no Sigaa e os documentos necessários).

O objetivo do curso é realizar uma imersão no uso das tecnologias digitais e das práticas de projeto e construção relacionadas à modelagem paramétrica e à fabricação digital, dentro do contexto da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM). A coordenadora do curso é a professora  Cristiana Griz, e o vice-coordenador é o professor Max de Andrade, ambos professores do Departamento de Expressão Gráfica do Centro de Artes e Comunicação (CAC) do Campus Recife da UFPE.

Diferente da 1ª turma (finalizada em novembro de 2023), as aulas serão 100% remotas, ministradas por nomes de destaque no cenário brasileiro em BIM. Além dos professores da UFPE, o curso contará com Sergio Leusin, consultor BIM do Governo Federal, Regina Ruschel, professora da Unicamp e outros nomes importantes no cenário do BIM Rafael Fernandes (SC), como David Oliveira (SP), Li Chong Lee (SP), Natália Queiroz (SC), Carlos Nome (PB), Bernardo Beltrão (PE), Marcelo Holsback (SP), Beda Barkokebas (PE), Francisco de Assis (SP), Wladmir Araujo (SP) e Sandra Albino (RN).

O início do curso está previsto para agosto deste ano, totalmente remoto. A carga horária é de 435 horas, com aulas quinzenais às quintas e sextas-feiras – das 19h às 22h, e aos sábados – das 8h às 12h e das 13h às 18h –, sempre com 15 minutos de intervalo nos períodos.

BIM – O BIM é realidade nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia. No Brasil, o uso do BIM é crescente e peça fundamental para a sobrevivência na indústria da AECO. As principais empresas privadas e públicas do setor vêm exigindo, cada vez mais, o BIM em seus contratos. De 2018 a 2020, só o Governo Federal publicou três decretos-leis que exigem a adoção do BIM para alguns setores de projeto, a partir deste ano (2021). Exatamente para atender estas demandas que o curso está sendo criado.

Mais informações
Instagram do curso
@especializacaobim 
especializacao.bim@ufpe.br
cristiana.sgriz@ufpe.br
max.andrade@ufpe.br

Data da última modificação: 15/07/2024, 13:59