Serviço-Escola de Nutrição da UFPE oferece serviços e ações no Campus Recife para as comunidades interna e externa

O espaço funciona, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no andar térreo do prédio anexo ao Departamento de Nutrição, no Campus Recife

O Serviço-Escola de Nutrição Emília Aureliano (Senea) do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Campus Recife, oferece uma série de serviços e ações de nutrição para a comunidade acadêmica e o público externo (independente da localidade de residência). Os interessados no atendimento devem realizar inscrição e seguir os procedimentos descritos abaixo. O espaço funciona, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida da Engenharia, na Cidade Universitária (andar térreo do prédio anexo ao Departamento de Nutrição, em frente à biblioteca do CCS).

Oficina culinária para alimentação saudável

O Senea desenvolve atividades de extensão, pesquisa, ensino, atendimentos nutricionais e ações de alimentação e nutrição voltadas principalmente a cumprir a agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 4 da Organização das Nações Unidas (ONU). O trabalho realizado no local também fortalece a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação em Nutrição.

Ação de educação nutricional na sala de espera

A equipe é composta pelas professoras Rebecca Peixoto (coordenadora) e Fabiana Gonçalves (vice-coordenadora); as nutricionistas Lizelda Araújo, Luana Paiva, Sabrina Clark e Stefanny Viana; os bolsistas de Apoio Acadêmico Estefany (manhã) e Lázaro (tarde); e os funcionários da portaria Andriele (manhã) e Herivan (tarde).

Atendimento nutricional para diversas idades

Confira os serviços oferecidos e os procedimentos para atendimento

Atendimentos nutricionais

O interessado deve realizar contato exclusivamente por mensagem de texto via WhatsApp, no número (81) 2126.3181. As inscrições acontecem em fluxo contínuo. Após o primeiro contato, a equipe do Senea solicitará as seguintes informações: nome, idade, objetivo/motivo para buscar atendimento nutricional, diagnósticos, meios de contato (telefone e e-mail). Em seguida, o interessado será registrado na lista de espera dos agendamentos e, assim, que houver vaga, o Senea entrará em contato para fazer o agendamento. Os atendimentos ocorrem, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os atendimentos nutricionais podem ser realizados pelas nutricionistas lotadas no Senea ou por equipes de Nutrição formadas por docentes do Departamento de Nutrição e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Nutrição matriculados em disciplinas ou colaboradores de projetos de extensão vinculados ao Senea.

Atualmente, as consultas incluem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, com foco na reeducação alimentar, Nutrição Clínica ou Desportiva. No momento do agendamento, o interessado no atendimento deve informar a modalidade de atendimento de acordo com o seu objetivo/necessidade, conforme os critérios a seguir:

Atendimento de Nutrição Clínica: para pessoas (com idade = 20 anos) que são portadoras de doenças como diabetes, pressão alta, obesidade, esteatose hepática etc. e, por isso, precisam que a alimentação auxilie no tratamento.

Atendimento de Nutrição no Desporto: para pessoas (com idade = 20 anos) que praticam exercício físico regularmente, têm o objetivo de alcançar benefícios para a saúde e/ou lazer e recreação, sem a finalidade competitiva. No momento, o Senea não está realizando atendimento de pessoas que praticam exercício físico com finalidade de rendimento e objetivo competitivo, ou seja, de atletas.

Atendimento de Nutrição Geriátrica: para idosos (com idade = 60 anos) que são portadores de doenças como diabetes, pressão alta, obesidade, esteatose hepática etc. e, por isso, precisam que a alimentação auxilie no tratamento; e para idosos que não são portadores de doenças, mas que querem melhorar a alimentação e desejam mudança de estilo de vida.

Atendimento de Nutrição em Pediatria e Hebiatria: para crianças e adolescentes (com idade de seis meses a 19 anos e 11 meses) que querem melhorar a alimentação e/ou precisem que a alimentação auxilie no cuidado à saúde nessa etapa de desenvolvimento. No caso de menores de 16 anos, faz-se necessária a presença de um acompanhante.

Atendimento de Nutrição em Saúde da Mulher: para gestantes e lactantes (de qualquer idade) e para mulheres (com idade de 20 a 59 anos) com Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), endometriose ou queixas ligadas à menopausa que querem melhorar a alimentação e/ou precisem que a alimentação auxilie no cuidado à saúde nessa etapa de desenvolvimento.

Atendimento de Reeducação Alimentar: para pessoas (com idade = 20 anos) que não são portadoras de doenças, mas que querem melhorar a alimentação e desejam mudança de estilo de vida.

Ações de nutrição (palestras, treinamentos, rodas de conversa e chamadas nutricionais)

O período de inscrição é variável, pois depende dos projetos de extensão cadastrados pelos docentes do Departamento de Nutrição. Informações sobre o período e a forma de inscrição para participação nas ações são frequentemente divulgadas no perfil do Senea no Instagram (@seneaufpe).

senea.nutricao@ufpe.br
WhatsApp: (81) 2126.3181 (das 8h às 12h e das 13h às 17h. Contato apenas por mensagem de texto. Ligações não são aceitas por esse número)

Data da última modificação: 16/11/2023, 13:40