Notícias Notícias

Voltar

Serviço de Psicologia promove cinedebate dentro do Dezembro Vermelho

Após a exibição do filme Clube de Compras Dallas, haverá debate sobre a necessidade de prevenção da aids

O Serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, promoverá na próxima sexta-feira (15) um cinedebate, como mais uma iniciativa do HC no Mês de Combate à Aids. O evento ocorrerá, às 9h, na sala 2 do antigo Curso Médico, localizado no 3º andar da instituição. O evento será aberto para funcionários do HC, acompanhantes e pacientes da instituição e estará sujeito à lotação da sala que possui capacidade para 50 pessoas.

O filme exibido será “Clube de Compras Dallas”. A película aborda aspectos sobre a precária assistência à saúde dada a população soropositiva na década de 1980 e está inserida no contexto da descoberta da doença abraçando questões acerca do preconceito, do isolamento social e da necessidade dos direitos à saúde.

Após a exibição, ocorrerá um debate que contará com as presenças de François Figueiroa, coordenador de IST/Aids de Pernambuco; Silvia Helena Sousa, assistente social do HC; Paulo Sérgio Araújo, chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HC; e com Célia Regina Medeiros, psicóloga do HC, que atuará como facilitadora dos diálogos.

De acordo com Florentino Guerra, chefe do Serviço de Psicologia do HC, esta iniciativa é importante, especialmente, no contexto do mês de dezembro que marca a campanha de conscientização e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, em especial, à aids. “Nosso objetivo é contribuir com a campanha de combate à aids focando as dificuldades psicológicas e, até mesmo, sociais das pessoas soropositivas”, pontua Guerra.

“O cinedebate é importante pelo fato de propor uma discussão para conscientizar acerca da desmistificação de questões relacionadas a um ‘grupo de risco’, pois sabemos que há um grande número de pessoas infectadas entre 15 e 24 anos e que a atitude sexual de não se fazer o uso do preservativo é o que aumenta bastante o risco de infecção. Então, é necessário que alertemos o maior número de pessoas possível sobre a importância do uso do preservativo como forma de prevenção à doença”, coloca Célia Regina Medeiros, psicóloga do DIP.

Além de integrar a campanha do mês de luta contra a aids, a exibição do filme marca o início das atividades do cinedebate HC, projeto de extensão que, segundo Florentino, promoverá a exibição de filmes com debates que contarão com especialistas. A intervenção ocorrerá de março a dezembro, retomando assim, suas atividades no mês de março de 2018, quando, deverá ocorrer a exibição de um filme com temática ligada à mulher, de forma a comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrada em 8 de março.

Data da última modificação: 12/12/2017, 15:22