Revista Estudos Universitários lança número especial “Tempos fundantes, tempos presentes: 100 anos de Paulo Freire”

Interessados em colaborar devem submeter seus textos através da plataforma da revista

Reconhecendo a contribuição de Paulo Freire para o debate sobre conhecimento crítico, educação e sociedade, no Brasil e no mundo, a UFPE, por meio da “Estudos Universitários: revista de cultura”, em parceria com a Cátedra Paulo Freire (UFPE), convida colaboradores, de todas as áreas do conhecimento, a participar da composição do número especial “Tempos fundantes, tempos presentes: 100 anos de Paulo Freire” – um compêndio multidisciplinar para expor, debater e ver vivenciados os conceitos e os princípios freireanos, nas mais diversas áreas do conhecimento, sob múltiplas perspectivas.

Com este número, a UFPE homenageia o centenário deste ex-aluno e professor, nascido em setembro de 1921, responsável pela fundação do Serviço de Extensão Cultural e da revista Estudos Universitários, em 1962. Os autores devem submeter seus textos através da plataforma da revista, onde também encontrarão as instruções para composição e envio.

Tendo em vista o seu caráter inter/multidisciplinar e o objetivo de manter sempre fortes os vínculos entre relevância acadêmica, relevância cultural e transformação social, pensados pelo homenageado desde o surgimento da revista, com esta chamada, a Estudos Universitários espera publicar: estudos (artigos acadêmico-científicos), ensaios, relatos de experiência e resenhas que tenham tomado os referenciais freireanos como objeto ou fundamentos de pesquisas e trabalhos, enquanto legado e atualidade.

Os textos poderão ser submetidos de até o dia 30 de abril. Os trabalhos selecionados serão publicados no volume 38, número 1, com lançamento previsto para agosto deste ano.

SONHADOR – Paulo Reglus Neves Freire, recifense, educador, escritor, filósofo, patrono da educação brasileira, renomado e premiado pensador, agora também, centenário. Dentre os muitos atributos dados ao professor, há um que não se pode esquecer: sonhador. Não no sentido meramente utópico, mas no vislumbre de tempos e lugares melhores, mais justos. Quando se trata de educação, Paulo Freire sonhava alto, sonhava com a alfabetização dos muitos adultos analfabetos em sua época; sonhava com uma educação efetiva para todas as pessoas; sonhava ainda, perigosamente, com a liberdade que a educação deveria propiciar.

Atualmente, Paulo Freire continua a receber atributos. Alguns podem ser controversos; outros, mais cuidadosos, a partir do que a Pedagogia Crítica nomeia de conhecimento crítico de si e da História, de processo de autorreconhecimento, em que mulheres e homens podem se tornar protagonistas da sua própria história, do seu tempo.

TEMAS – Segue uma lista não exaustiva de possibilidades temáticas, que podem ser abordadas a partir de diferentes áreas, para este número especial:

- Ação Cultural para Liberdade e o esvaziamento da pauta cultural no Brasil;
- Cartas de Paulo Freire e estudos biobibliográficos;
- Ciência, negacionismo e infodemia no Brasil atual, a partir da Pedagogia Crítica;
- Educação domiciliar e concepções freireanas;
- Educação Infantil e Paulo Freire;
- Educação remota, ensino a distância e Paulo Freire;
- Ensino Médio, educação integral e concepções freireanas;
- Ensino Superior e práxis freireana;
- Ensino tecnicista sob uma perspectiva freireana;
- Estudos étnico-raciais, feministas, Queer e o humanismo freireano;
- Extensão Universitária brasileira e Paulo Freire;
- Inteligências artificiais e educação humanizadora;
- Modernidade Líquida e epistemologia freireana;
- Movimentos sociais contemporâneos revistos pela Pedagogia do Oprimido;
- Multilinguismo, Libras e Pedagogia Crítica;
- Pandemia, políticas públicas e princípios freireanos;
- Paulo Freire, exílio e interações acadêmicas;
- Pedagogia da Autonomia e o ensino de jovens e adultos;
- Pedagogia da Esperança e as prospecções para a educação pós-pandemia;
- Políticas educacionais, orientações curriculares e Paulo Freire;
- Recepção da Pedagogia Crítica no mundo; e
- Universidade Federal de Pernambuco e a contribuição de Paulo Freire.

Data da última modificação: 05/03/2021, 17:33