Notícias Notícias

Voltar

Representantes da UFPE participam do VII Fórum Permanente de Museus Universitários

O evento ocorreu de 28 de agosto a 1º deste mês, coorganizado pela UFRJ e Unirio

O professor Bruno Melo de Araújo, do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM-CFCH), o técnico em Assuntos Educacionais Tiago Alexandre da Silva Valle, da Área II – CCEN, a assistente em Administração Vilckma Oliveira de Santana, do Departamento de Engenharia Química (DEQ-CTG) e o discente de graduação em Museologia Marcilio Nóbrega Lisboa participaram do VII Fórum Permanente de Museus Universitários (VII FPMU) no Rio de Janeiro (RJ). O evento ocorreu de 28 de agosto a 1º deste mês, coorganizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Foto: Divulgação

Equipe da UFPE apresentou trabalhos no evento no Rio de Janeiro

O VII FPMU teve como objetivo reunir profissionais, estudantes e pesquisadores interessados nas discussões acerca dos museus e das coleções universitárias, por meio de um programa técnico, em que foram apresentadas proposições sobre acervos e coleções, gestão, orçamento, organização administrativa na universidade, relação entre ensino, pesquisa e extensão, educação museal, acessibilidade, diversidade e inclusão, curricularização da extensão e políticas públicas para o setor, além de um programa científico que incluiu conferências, apresentações orais, reuniões temáticas e visitas técnicas.

O professor Bruno Araújo foi mediador da Mesa Políticas Públicas e Museus Universitários: desafios e perspectivas, que contou com a participação de Maurício Cândido da Silva, coordenador da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários; Mirela Leite de Araújo, diretora do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura; e Tânia Mara Francisco, diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior/Ministério da Educação.

Os servidores e alunos da UFPE também apresentaram trabalhos no evento. Os servidores técnicos da UFPE apresentaram trabalhos referentes às suas dissertações desenvolvidas no âmbito do Mestrado Interinstitucional em Museologia e Patrimônio celebrado entre a Unirio e a UFPE, referentes ao patrimônio cultural da universidade. Tiago Valle apresentou o trabalho “Patrimônio e os Objetos dos Laboratórios de Física Experimental da Área Básica II da Universidade Federal de Pernambuco” e Vilckma Santana apresentou o trabalho “As Coisas da Química: Os Objetos de Ciência e Tecnologia da Antiga Escola de Química de Pernambuco. O discente Marcilio Lisboa apresentou o trabalho “Notas, Números e Considerações sobre os Museus Universitários no Nordeste Brasileiro”.

Mais informações
Instagram do fórum
@7fpmu

Data da última modificação: 04/09/2023, 16:05