Reitor da UFPE e governadora de Pernambuco debatem parcerias em reunião

Fotos: Raul Holanda

Encontro foi realizado no Palácio do Campo das Princesas

Uma comitiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), liderada pelo reitor Alfredo Gomes e pelo vice-reitor Moacyr Araújo, foi recebida pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e pela vice-governadora Priscila Krause, ontem (24), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. No encontro, foram apresentados e discutidos projetos da UFPE, com foco nas áreas de tecnologia, sustentabilidade, saúde e cultura, e possíveis parcerias com o Executivo estadual.

O Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da UFPE foi um dos temas da pauta. Trata-se de um ambiente industrial, tecnológico e criativo da Universidade, no qual estão incubadas diversas startups. A ideia é interiorizar o projeto em Pernambuco, de modo a avançar estrategicamente em pesquisas e novas tecnologias em todo o Estado.

Governadora e vice receberam o reitor e o vice-reitor

O Teatro da UFPE, que integra o Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da Universidade, no Campus Recife, também esteve no debate. Atualmente em reforma, o espaço é um importante dispositivo cultural na capital pernambucana, já tendo recebido diversos espetáculos e eventos científicos. Junto a ele está a Concha Acústica Paulo Freire, que está em pleno funcionamento e tem servido como espaço para grandes eventos.

Também foram levadas ao encontro as seguintes propostas da Universidade para parcerias com a gestão estadual: produção de medicamentos oncológicos por meio do projeto Sist-Farma, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG) da UFPE; e instalação de uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos, no Recife e em cidades do interior. Outros pontos levantados foram a possibilidade de instalação de uma brigada do Corpo de Bombeiros no Campus Recife da UFPE, a cessão de servidores e as relações institucionais com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Equipes discutiram parcerias existentes e possíveis projetos

O reitor Alfredo Gomes considerou a reunião bastante proveitosa, em um debate fraterno, franco e propositivo. “Que possamos ter o desdobramento com equipes mais específicas para analisar, mais detalhadamente, as questões trabalhadas e aprofundar essa parceria, que é muito importante para a Universidade Federal, e eu tenho certeza também que contribuirá muito para o Governo do Estado e para Pernambuco de maneira geral”, disse ele.

“A ciência e a tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento de Pernambuco e do nosso país. A Universidade Federal [de Pernambuco] é uma universidade de ponta, com vários centros de excelência, e aqui são colocadas possibilidades de parcerias, algumas que já existem, outras que precisam ser fortalecidas e tantas outras para serem construídas nas mais diversas áreas”, afirmou Raquel Lyra. “O Governo de Pernambuco está aberto para que possamos fazer de Pernambuco um estado inovador e que consiga trabalhar nova economia, gerando novas oportunidades para nossa gente”, completou a governadora.

Para o vice-reitor Moacyr Araújo, a reunião representou um importante momento para alinhar prioridades para o Estado e como a UFPE pode ajudar neste processo em parceria com o governo. “Nós queremos muito mais do que uma Universidade Federal de Pernambuco. Nós queremos, na verdade, uma Universidade Federal para Pernambuco. Então, eu acho que isso resume a nossa intenção de contribuir para o desenvolvimento do Estado”, reforçou ele.

PARTICIPANTES – Pela UFPE, também participaram da reunião a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro; a diretora do Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento, Mariana Brayner; a secretária-executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade), Maira Pitta; e o assessor do Reitor Breno Caldas. Pelo governo, estavam presentes ainda os secretários estaduais Fernando Holanda (chefe da Assessoria Especial) e Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos).

Data da última modificação: 27/01/2023, 13:13