Recife receberá o 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco

Inscrições e mais informações estão disponíveis no site do evento

Pela primeira vez, o Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS) será realizado em Recife. O evento acontecerá de 30 deste mês a 3 de novembro (nos dias 30 e 31 acontecem atividades do pré-congresso). O 9° CSHS é uma realização da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco). Inscrições e mais informações estão disponíveis no site do evento.

Com o tema “Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica”, o encontro vai reunir pesquisadores, discentes, docentes, representantes de movimentos sociais, gestores e trabalhadores do SUS para discutir temáticas importantes para a Saúde Coletiva a partir da interlocução com as Ciências Sociais e Humanas.

A presidente do Congresso, Mônica Nunes, afirma que “a edição traz em sua temática o conjunto de sentimentos e expectativas que temos na realização do evento. Por um lado, existe um sentimento de esperança renovado de tecer novas políticas, novos pactos sociais que envolvam um estado democrático de direito, mas principalmente, que traga para o centro as lutas que foram constituídas ou fortalecidas ao longo dos últimos seis anos, com tantos enfrentamentos e retrocessos.”

A cidade de Recife é a sede desta edição e as atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal de Pernambuco e no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco). Para a coordenadora da Comissão Local, Keila Brito, é simbólico que o evento aconteça em um ano de retomada democrática e em um estado tão importante para a história nacional. “Pernambuco é um estado vanguarda em lutas e revoluções, atravessado por diversas manifestações culturais repletas de simbolismo, é solo fértil para abrigar um evento que carrega em seu cerne a reflexão crítica a respeito dos problemas sociais, econômicos e políticos que refletem na saúde dos povos, tendo a cultura e a diversidade como elementos transversais nesse processo”, garante.

A ideia de transversalidade também está presente na Comissão Científica do evento e reflete a pluralidade de conhecimentos e desejos para esta edição do congresso. “Trabalhamos com a ideia de diálogo horizontal, incluindo diversidade e multiplicidade de saberes. Nosso papel é propor temas para o debate, bem como avaliar as propostas apresentadas pela comunidade.”, afirma Suely Deslandes, coordenadora da Comissão Científica do 9º CSHS. Ela é composta por membros da Comissão de Ciências Sociais Humanas em Saúde da Abrasco, integrantes da comissão organizadora local e representantes de movimentos sociais, além de discentes da área.

Data da última modificação: 24/10/2023, 15:23