Rádio e Cátedra Paulo Freire discutem as relações entre educação e comunicação em aula inaugural de disciplina sobre o educador

Evento ocorrerá no dia 14 e incluirá exibição de documentário

Neste semestre, a aula inaugural da disciplina “Pedagogia Paulo Freire”, aberta ao público, a ser realizada no dia 14 deste mês, das 14h às 18h, no Auditório Carlos Maciel, do Centro de Educação da UFPE, será também um momento de celebração. Por ocasião dos 60 anos da emissora fundada por Paulo Freire, a programação inclui a exibição, acompanhada de debate, do documentário “A rádio que Paulo Freire sonhou”. Produzido pelo Laboratório de Imagem e Som (LIS) e pela equipe da emissora com apoio da TVU, o documentário recupera a história política e cultural de Recife nos anos 60, a partir do contexto de criação e a atuação da Rádio Paulo Freire.

Inaugurada em 29 de setembro de 1963, esta emissora pioneira já foi chamada de Rádio Universidade, Universitária AM e, depois de  transformada, em 2018, em rádio-escola da UFPE, foi batizada com o nome do seu criador, Paulo Freire. O documentário mostra como a comunicação era parte integrante do seu projeto de educação emancipatória. Considerada como “subversiva”, a Rádio foi alvo da “histeria anticomunista” nos anos 60 e chegou a sofrer intervenção quando veio o Golpe Militar, sendo seu diretor e vários dos seus colaboradores presos durante a Ditadura.

A exibição do documentário na aula inaugural, promovida pela Cátedra Paulo Freire, será um momento para a comunidade acadêmica pensar relações e atuações interdisciplinares a partir da pedagogia freireana.

14h | Mesa Institucional
14h30min| Momento Artístico Cultural
Adriana Barbosa do Carmo (membro efetivo da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda e embaixadora da Paz pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos)
Kalyna Aguiar (Trilha sonora – CAC/UFPE)