Racismo no Brasil é tema do Giro Nordeste de hoje (5)

Colorismo, luta antirracista e o mito da democracia racial estão na pauta do programa de hoje

No mês da Consciência Negra, o programa Giro Nordeste de hoje (5), vai contar com a presença da advogada Alessandra Devulsky, diretora do Instituto Luiz Gama, organismo atuante na defesa das causas populares com ênfase nas questões sobre os negros, as minorias e os Direitos Humanos. Nesta edição, serão tratados os tipos de discriminação racial no Brasil, a luta antirracista e o privilégio branco, entre outros assuntos.

Segundo Alessandra, que é autora do livro “Colorismo”, é preciso acabar com a romantização da miscigenação no Brasil, pois aqui “o racismo tem uma natureza tão violenta que impede que pessoas negras de pele clara possam viver a sua negritude sem temor de perderem oportunidades ou ocasiões de pesquisa, de trabalho, ou mesmo de construção de redes afetivas. E no sistema escolar eu acho que isso é ainda mais violento porque a criança e o adolescente estão justamente nessa construção da sua identidade” revela.

O programa Giro Nordeste vai ao ar às 20h30, na TVU (canal 11.1) e é ancorado pelo jornalista da TVE Bahia, Juraci Santana, com a participação na bancada de entrevistadores de jornalistas de emissoras públicas de rádio e TV do Nordeste. Em Pernambuco, a atração é veiculada pelas TVU e TVPE, e o público pode acompanhar o jornalístico também pela internet no canal da TVE Bahia no YouTube.

Data da última modificação: 05/11/2021, 16:08