Quatro estudantes aprovadas no vestibular Letras Libras são feras Gradação

Projeto é referência, no âmbito pré-acadêmico, auxiliando na aprovação de ouvintes, mas principalmente de alunos surdos

Quatro estudantes do pré-acadêmico Gradação, projeto de extensão gratuito apoiado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com foco na inclusão, foram aprovadas no vestibular para o curso de graduação em Letras Libras da instituição. Vanessa Melo foi o 1º lugar na cota L1, Shirley da Silva foi o 2º lugar da ampla concorrência, Tuana Silva foi o 3º lugar da ampla concorrência e Elda Silva foi o 4º lugar da cota L13. Vanessa e Elda são surdas, enquanto Shirley e Tuana são ouvintes – o vestibular oferece 22 vagas para surdos e oito para ouvintes.

De acordo com seus organizadores, o projeto Gradação busca interpelar as necessidades sociais e acadêmicas e nesse contexto configura-se como referência, no âmbito pré-acadêmico, auxiliando na aprovação de ouvintes, mas principalmente de alunos surdos.

O professor José Luís Simões, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), orientador do projeto, destacou que o resultado das estudantes foi obtido mesmo com as atividades remotas realizadas durante a pandemia, mantendo o caráter acessível e inclusivo do pré-acadêmico, iniciado em 2019.

VOLUNTÁRIOS – O Gradação está precisando de novos voluntários, principalmente intérpretes de Libras. Os participantes do projeto recebem um certificado de 60 horas por semestre e a inscrição é por meio de formulário. Há vagas para atuação durante a semana e aos sábados, de forma remota, em disciplinas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências da Natureza, além da área administrativa e social (secretaria, psicopedagogia, acessibilidade e comunicação). Quem tiver interesse pode saber como participar da equipe através do Whatsapp do projeto: (81) 99338-2200.

PRÉ-ACADÊMICOS – São projetos extensionistas que visam o fortalecimento da política afirmativa, ampliando o número de oportunidades para os alunos de escolas públicas ingressarem em universidades federais, contribuindo para a democratização do acesso aos estudos e ao estímulo a uma formação permanente. O trabalho desenvolvido por todos esses estudantes das graduações e pós-graduações da UFPE, seja como coordenador ou monitor de disciplinas, é voluntário e contribui também para um processo de formação profissional cidadã.

Projeto Gradação

projetogradacao@gmail.com