Notícias Notícias

Voltar

Propesqi promove seleção de propostas para utilização do supercomputador Santos Dumont

As propostas devem ser submetidas até o dia 2 de fevereiro de 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove a seleção de propostas para utilização do supercomputador Santos Dumont (SDumont). O equipamento está instalado na infraestrutura de computação de alto desempenho disponível no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Os interessados devem se inscrever mediante preenchimento de formulário eletrônico. Somente serão aceitas inscrições utilizando o e-mail institucional do servidor proponente. As propostas devem ser submetidas até o dia 2 de fevereiro de 2024.

A iniciativa tem o intuito de apoiar e criar meios para que os pesquisadores da UFPE utilizem os recursos computacionais do supercomputador SDumont. Podem se inscrever os servidores efetivos e ativos do quadro permanente da UFPE que, para as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, demandam um sistema computacional de larga escala e que não seja atendido pela infraestrutura de computação disponível em seus centros.

Cada proposta deverá ser composta pelo coordenador (servidor da UFPE) e até quatro outros participantes. Nela deve-se justificar, de forma clara e objetiva, a utilização e gerenciamento de recursos de forma paralela que satisfaça as condições de experimentação em um supercomputador. Cabe ao coordenador do projeto possuir as competências básicas para utilização e execução dos experimentos no SDumont. O proponente deve ter seu currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes, além de possuir o título de doutor.

A análise e divulgação do resultado preliminar será realizada até o dia 29 de fevereiro de 2024. O cronograma completo e demais critérios de participação podem ser conferidos no edital do processo seletivo.

Mais informações
dpq.propesqi@ufpe.br

Data da última modificação: 28/12/2023, 11:02