Projeto de extensão WebTV Ciência UFPE enfatiza comunicação científica entre pares e com a sociedade

Professor Jeymesson Vieira explica que a ideia surgiu da falta da comunicação observada entre os próprios colegas cientistas

Descomplicar a pesquisa científica é o mote do projeto de extensão WebTV Ciência UFPE, coordenado pelo professor Jeymesson Vieira, do Departamento de Histologia e Embriologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com perfis no Instagram e no Facebook e canal no YouTube, o projeto lançou o programa “Pós em Ação” na segunda (1°). Serão dez episódios, publicados no início de cada mês, sobre projetos que estão sendo desenvolvidos em programas de pós-graduação da UFPE. O primeiro é sobre sequelas da Covid-19.

De acordo com o professor, a ideia de realizar um projeto de extensão relacionado à comunicação científica surgiu da falta da comunicação observada entre os próprios colegas cientistas e também com a sociedade. “Muitas vezes, a gente não conhece o que os outros estão fazendo dentro da própria instituição”, ressalta. “O cientista vive dentro de uma bolha, pensando na solução dos problemas da sociedade, mas a sociedade não vê isso”, afirma. A WebTV tem o objetivo de ser um canal para facilitar essa relação.

Vieira explica que quer ajudar a fazer as pessoas enxergarem a importância da universidade pública. O canal está aberto para quem quiser desenvolver programas sobre ciência, tecnologia e inovação. A Liga da Neonatologia e estudantes de Medicina já estão com conteúdos programados. “O projeto não é só da área de saúde. Queremos reunir ideias de pós-graduações e departamentos na WebTV”, explica. O professor também tem planos de divulgar os vídeos na TVU.

A websérie “Pós em Ação” contou com a participação de estudantes de Cinema da UFPE e também com parcerias externas, como a direção de Jorge Farjalla – diretor de teatro, cinema e televisão – e a locução da atriz Letícia Spiller. Outro programa que em breve vai ao ar é o “90 segundos discente”, também em dez episódios, para dar voz aos alunos sobre suas dificuldades durante a pós-graduação. O professor pretende, no futuro, montar uma startup para arrecadar recursos externos para o projeto.

WebTV Ciência UFPE

cienciaufpe@gmail.com