Projeto da UFRJ realiza oficina de formação em mídias digitais no Recife amanhã (3)

Com informações do Instituto Nutes da UFRJ

O Instituto Nutes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), convida para a atividade de formação “Caminhos da informação nas mídias digitais”, que faz parte de uma pesquisa vencedora do Prêmio WhatsApp para Ciências Sociais e Desinformação, promovido pelo Facebook Inc. A UFRJ, por meio do seu Instituto Nutes, foi uma das 20 universidades escolhidas entre cerca de 600 propostas de diversos países.

A pesquisa é composta de três etapas: aplicação de questionário, investigação das mídias sociais e grupos de diálogo. O objetivo é compreender como a informação tem sido transmitida e como as pessoas interagem com essas mensagens.

O instituto está convidando interessados em participar dos grupos de diálogo (GDs). Os GDs são atividades de formação e discussão em torno do tema principal da pesquisa e seus diferentes aspectos, tais como as mídias digitais, o uso do WhatsApp no cotidiano brasileiro, os efeitos da desinformação na sociedade. Também tem como objetivo pensar as possibilidades de solução para alguns dos desafios existentes.

Os interessados poderão participar de um dos GDs, realizados amanhã (3) e no dia 10 no Museu da Abolição (Rua Benfica, 1150, Madalena). Cada participante deverá se comprometer a participar de toda a atividade de um desses dois dias, prevista para ocorrer das 9h às 17h. Haverá emissão de certificado (com carga horária de 8 horas), alimentação e ajuda de custo para o deslocamento.

Os interessados deverão preencher o formulário on-line, indicando a disponibilidade de data e aguardar confirmação, mediante contato da equipe da pesquisa. A pesquisa “Caminhos da informação nas mídias digitais” é realizada pelo Grupo de Estudos sobre Desigualdades na Educação e na Saúde (Gedes), que faz parte do Laboratório de Currículo e Ensino (LCE) do Instituto Nutes.

Instituto Nutes
(21) 92002.0968