Notícias Notícias

Voltar

Projeto com apoio do curso de Museologia mapeará museus localizados na capital pernambucana

O mapeamento será realizado ao longo de seis meses, com o lançamento do catálogo previsto para ocorrer em abril de 2024

Realizar um levantamento minucioso de todos os museus existentes na capital pernambucana com a finalidade de ter como produto final um catálogo virtual e com audiodescrição. Esse é o objetivo do projeto Museus em Números – Mapeamento de Museus do Recife, cujo lançamento foi realizado na manhã de hoje (28), no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), no bairro da Boa Vista. A iniciativa é inédita no estado e tem apoio do curso de bacharelado em Museologia da UFPE. 

O mapeamento será realizado ao longo de seis meses, com o lançamento do catálogo previsto para ocorrer em abril de 2024. Serão catalogados todos os museus do Recife, sejam eles públicos, privados, tradicionais ou comunitários – incluindo os localizados no Campus Recife da UFPE. “O intuito do projeto é mobilizar, de forma potente e organizada, os aspectos de produção e participação dos museus e agentes do Recife, como também fortalecer os laços entre museus e a sociedade, ampliando o público que frequenta esses espaços”, explica Elinildo Marinho de Lima, doutorando do Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação (PPGCI) da UFPE e assessor de pesquisa da iniciativa.

O projeto tem como público-alvo agentes da gestão pública, gestores e trabalhadores de museus, além de demais interessados na temática. Conforme explica Elinildo, trata-se de uma oportunidade para fortalecer o universos dos museus do Recife e seus órgãos de salvaguarda ao oportunizar a maior valorização, sugerir implementação de políticas públicas voltadas para os museus e deter maior conhecimento sobre a realidade dos mesmos. Haverá ainda um processo seletivo para contratação de dois estudantes do curso de Museologia da UFPE para atuar no levantamento.

O mapeamento dos museus do Recife tem coordenação geral do museólogo Givanildo Ferreira, doutorando do Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE. A equipe é formada ainda por Elinildo Marinho, assessor de pesquisa; Marisa Rodrigues, assessora executiva; Polly Cavalcanti, fotógrafa; e Juliana Ferreira, designer gráfica. Todos são pós-graduandos do PPGA. Completa a equipe o assessor de comunicação Pablo Dantas. O projeto tem fomento do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da Cidade do Recife, além de apoio do Mamam e da produtora Mata Cultural.

Data da última modificação: 28/11/2023, 14:24