Programa Marca tem vagas disponíveis para intercâmbio no Mercosul

Estão disponíveis 19 vagas para estudantes estrangeiros e 15 para brasileiros

Da Assessoria Especial de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu

O Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados no Sistema Arcu-Sul (Marca), iniciativa do Setor Educacional do Mercosul que oferece bolsas para estudantes de graduação interessados em realizar atividades em outros países do grupo, está com vagas abertas para participação no segundo semestre de 2024.

O programa tem duração de dois a cinco meses, com início até novembro de 2024. São 15 vagas para estudantes brasileiros e 19 para estrangeiros, de instituições de ensino da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai. A oportunidade é destinada a alunos de graduação dos cursos de: agronomia, arquitetura, enfermagem, engenharia eletrônica, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia de processos, medicina, odontologia e medicina veterinária.

Confira aqui a lista de instituições e cursos que podem participar do programa de intercâmbio.

Estudantes brasileiros receberão, além da bolsa-auxílio que cada país anfitrião paga para apoio com moradia e alimentação, um auxílio do MEC — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — para pagamento das passagens de ida e volta (736 dólares), gastos de instalação (1300 dólares) e do seguro-saúde (90 dólares por mês). Já os estudantes estrangeiros participantes receberão, ao chegar ao Brasil, além da passagem e do seguro-saúde pagos pelos respectivos países de origem, R$ 2,2 mil de auxílio-instalação e R$ 830 de bolsa, por até cinco meses.

Para participar, o estudante deve procurar o setor de relações internacionais da sua universidade ou a coordenação do seu curso de graduação. Este é o terceiro e último ano de execução da 12ª Convocatória do programa, pela qual estudantes e docentes poderão realizar mobilidade internacional no segundo semestre de 2024.

Data da última modificação: 17/07/2024, 10:36