Professores do Departamento de Engenharia Elétrica recebem prêmio de melhor tese do ano da Sobraep

Egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atualmente lecionando como professor substituto do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Universidade, o professor Márcio Rodrigo Santos de Carvalho recebeu o Prêmio Sobraep de Dissertação e de Tese, em conjunto com os professores Leonardo Rodrigues Limongi e Fabrício Bradaschia (orientador e coorientador dele, respectivamente), pela tese “Conversor c.c.-c.c. de Alto Ganho Baseado em Célula Multiplicadora de Tensão com as Técnicas Capacitor Chaveado e Acoplamento Magnético”.

Professor Márcio Rodrigo Santos de Carvalho recebeu o Prêmio Sobraep

“O desenvolvimento de tecnologias para aprimorar o desempenho de conversores de potência integrados ao módulo fotovoltaico é fundamental para impulsionar instalações de sistemas de geração distribuída a partir da fonte solar fotovoltaica nos grandes centros urbanos, principalmente sobre telhados com diferentes orientações e inclinações, suscetível a sombreamentos parciais ocasionados por edificações vizinhas”, ressalta o professor Márcio.

No resumo da tese, ele ainda detalha: “Devido às baixas tensão nominal e eficiência dos módulos fotovoltaicos, conversores cc-cc de alto ganho de tensão e elevada eficiência são imprescindíveis às arquiteturas módulo ca e otimizadores solares com terminais de saída conectados em paralelo para extrair a máxima potência do módulo fotovoltaico e elevar a tensão do barramento cc do estágio de conversão cc-ca acima do valor mínimo necessário para conectar o sistema fotovoltaico à rede elétrica”.

A premiação recebida pelos professores da UFPE é concedida anualmente pela Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (Sobraep). O resultado desta edição foi anunciado em cerimônia durante a 17th Brazilian Power Electronics Conference/8th IEEE Southern Power Eletronics Conference (Cobep/SPEC 2023). Os eventos, realizados no final de novembro de 2023, em Florianópolis (SC), reuniram pesquisadores da área de Eletrônica de Potência.

Entre os participantes, estavam professores e estudantes do Grupo de Eletrônica de Potência e Acionamentos Elétricos (Gepae) da UFPE. Ao todo, oito estudantes (da graduação e pós-Graduação) e seis professores apresentaram 11 artigos na conferência internacional. Os pesquisadores abordaram temáticas como topologias de conversores de potência, tecnologias em sistemas fotovoltaicos, microrredes e técnicas de controle para conversores.

Em texto sobre a conquista, o Gepae destaca que “A premiação reforça não apenas a qualidade da pesquisa conduzida pela UFPE, mas também a contribuição significativa do corpo docente e discente para o avanço e destaque internacional no campo da Eletrônica de Potência. Este feito ressalta o compromisso contínuo da UFPE em fomentar a pesquisa de alto nível e a formação de profissionais excepcionais no campo da Engenharia Elétrica”.

Professor Marcelo Cabral Cavalcanti

marcelo.ccavalcanti@ufpe.br