Notícias Notícias

Voltar

Professora da UFPE lança livro sobre fundamentos da Gestão da Produção e Operações

Marcele Elisa Fontana aborda, no livro, o conteúdo introdutório sobre GPO, atividade fundamental para a melhoria dos processos produtivos de qualquer empresa

Professora no Departamento de Engenharia Mecânica (Demec) da UFPE, Marcele Elisa Fontana é autora do recém-lançado livro “Fundamentos da Gestão da Produção e Operações – Estratégias para o Sucesso Empresarial”. A obra, publicada pela Editora Freitas Bastos, reúne a visão dos principais autores do assunto, atualizando conceitos básicos e introdutórios à Gestão da Produção e Operações (GPO) ao longo de 14 capítulos.

“Ministrei minha primeira disciplina voltada à área de Gestão da Produção e Operações em 2008. Em 2011, entrei na UFPE e dei continuidade à área de GPO. No decorrer dessa caminhada, consultei diversos autores de qualidade inquestionável que alicerçaram a minha atuação profissional, mas eu sentia falta de uma obra que reunisse a visão de todos esses autores e assim pudesse ofertar a meus alunos um livro que refletisse verdadeiramente o conteúdo ministrado por mim em aula. Finalmente, em 2024, consegui realizar esse projeto”, explica Marcele.

O livro aborda o conteúdo introdutório sobre GPO, atividade fundamental para a melhoria dos processos produtivos de qualquer empresa, seja ela micro ou de grande porte, indústria ou prestadora de serviços. “Aliada à crescente preocupação com a sustentabilidade, os resultados de uma boa GPO serão capazes de impactar nos aspectos social, econômico e ambiental (triple bottom line), evidenciando assim a importância do estudo de conceitos, técnicas e ferramentas que possam ajudar gestores da produção nos processos decisórios na organização”, afirma a docente. “Esses conceitos são a base para alicerçar qualquer profissional que atuará na área de GPO. Assim, eu ressalto a pertinência deste livro aos cursos técnicos e tecnológicos e de graduação em Administração, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção e áreas fins”, completa Marcele.

Marcele Elisa Fontana é colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), ambos da UFPE; além de líder do grupo de pesquisa em Decisões Estratégicas em Produção e Logística (Deplog) e editora-chefe do Journal of Perspectives in Management. Também é autora do livro “Operações de Armazenagem - teoria e prática” e uma das organizadoras do livro “A cidade engolida: uma discussão inicial do afundamento dos bairros em Maceió (AL) pela extração do sal-gema”, produto da rede de colaboração Ufal-UnB-UFPE.

Data da última modificação: 11/03/2024, 13:38