Professora da UFPE cria conta no Instagram oferecendo orientações sobre metodologia de pesquisa científica

Perfil é repleto de dicas e orientações para alunos

Criado pela professora Poliana Coelho Cabral, do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPE, junto com a doutoranda em Nutrição Gleyce Kelly de Araújo Bezerra, o Instagram Metodologia da Pesquisa oferece informações e orientações sobre a metodologia de pesquisas científicas, tendo como público-alvo alunos que estão começando a produzir pesquisas, como trabalhos de conclusão de curso (TCC) e monografias.

Com o intuito de atingir jovens no início da vida acadêmica, o projeto foi criado em maio de 2021, no Instagram, e hoje conta com mais de 750 seguidores, sendo um dos poucos perfis na rede com essa abordagem. O projeto se expandiu para além dos muros da UFPE, prestando assistência a alunos de vários níveis dentro da pós-graduação, além de jovens docentes que estão começando a orientar e querem estar bem preparados.

Segundo a professora Poliana Cabral, a ideia para criação do perfil surgiu enquanto ministrava a disciplina de Metodologia de Pesquisa na Pós-Graduação de Nutrição (CCS/UFPE), e após conversas com docentes como Giselia Alves Pontes da Silva, que ministra essa disciplina há bastante tempo nas turmas de mestrado e doutorado da Pós em Saúde da Criança e do Adolescente (CCM/UFPE). “Chegamos a um consenso que, se essa formação científica começasse bem mais cedo, o que não ocorre, os alunos teriam menos dificuldades no mestrado e no doutorado. Então, surgiu a ideia de começar a fazer isso com a graduação e a especialização. Ou seja, com os alunos que estão bem no início da vida acadêmica”, afirma Poliana.

Para a professora, a alfabetização científica deveria ser iniciada na escola e continuada ao longo da graduação, sendo a falta de formação científica básica o motivo para inúmeras dificuldades dos alunos. “As disciplinas de metodologia científica que são ofertadas geralmente têm o foco na formatação de documentos, apresentação de regras de formatação. Os temas fundamentais não são abordados e os alunos não têm uma ideia clara de como se dá a construção de um fato científico; da importância da teoria, dos métodos no fazer científico”, ressaltou.

Data da última modificação: 25/05/2022, 15:44