Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Professor José Luis Simões lança livro Elite e Vadios na Imprensa na quinta-feira (24)

O professor José Luis Simões, do Centro de Educação (CE), lançará o livro “Elites e Vadios na Imprensa”, nesta quinta-feira (24), às 18h, no anfiteatro do Centro de Educação. A obra é resultado de um moroso e profundo estudo das relações de poder e das estruturas sociais no Brasil durante a Primeira República (1889-1930).

A principal fonte de consulta para realizar o trabalho foram jornais que circularam nessa época. A pesquisa abarca vasto referencial teórico para discutir os temas educação e violência.

O livro mostra que, no século XIX, a escola era artigo de luxo, um espaço quase que exclusivo dos ricos. A massa do povo não tinha acesso à escola e o ingresso dos setores populares no seio escolar foi acontecendo paulatinamente, sem colocar em risco a hegemonia das elites abastadas e “civilizadas”.

“Elites e Vadios na Imprensa” é mais uma prova da rajada de sofrimento e discriminação sofrida pelos negros e imigrantes pobres, que foram explorados e maltratados, desde que chegaram ao Brasil.

Professor José Luís Simões
(81) 99601.4282 (Whatsapp)