Professor do Centro de Artes e Comunicação estreia espetáculo teatral em Paris

O espetáculo é resultado do pós-doutorado do docente Hélio Pajeú no Institut d’Études Théâtrales de la Sorbonne Nouvelle Paris III

Professor do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Hélio Pajeú apresenta em Paris, neste mês de fevereiro, o espetáculo criado como produto final do pós-doutorado que ele realiza no Institut d’Études Théâtrales de la Sorbonne Nouvelle Paris III. A apresentação está ligada ao processo criativo de um espetáculo chamado “Restos de Felicidades”, uma adaptação livre de cinco textos da escritora Clarice Lispector que têm o Recife como cenário – a perspectiva é que a obra estreie na capital pernambucana no segundo semestre de 2024, com circulação em bibliotecas públicas da cidade.

Na França, onde realiza o pós-doutorado desde março de 2023, Hélio Pajeú conta com o acolhimento do grupo de pesquisa Topologiques sob a supervisão do professor de Economia e Estética Teatral Daniel Urrutiaguer. A pesquisa intitulada “O teatro na biblioteca pública: ações dialógicas de mediação cultural para promoção da leitura literária” tem como objetivo geral investigar as potencialidades da biblioteca pública como espaço cênico voltado à constituição de ações de mediação cultural para a formação de leitores.

Como parte da metodologia, foram realizadas visitas técnicas em 76 bibliotecas públicas, sendo onze no Recife e 65 em Paris. Durante as visitas, o pesquisador conversou com bibliotecários com a finalidade de compreender como se dá o processo de constituição das ações culturais que abrangem o teatro e a literatura e como essas instituições transformam seus espaços físicos para receberem atividades cênicas. Ainda foram aplicados questionários virtuais aos gestores de cada biblioteca para coletar dados mais consolidados acerca da política de formulação da programação cultural oferecida, dos acervos e da estrutura de cada local. As visitas foram registradas em vídeo, áudio e foto, de modo a construir um rico acervo de material a ser analisado, totalizando quase três mil documentos.

Os resultados preliminares da pesquisa foram apresentados no evento Assises de la Recherche, em novembro de 2023, bem como no Seminaire Topologiques, na sessão Circulation des identités et visions des espaces au Brésil et en France, em janeiro de 2024. Ambos foram organizados pela Maison de la Recherche da Sorbonne Nouvelle Paris III.

A pesquisa de pós-doutorado em questão é arquitetada a partir da perspectiva da Extensão Universitária que promove a troca de conhecimentos desenvolvidos na academia à comunidade não acadêmica.

“Toda minha atuação como professor da UFPE encarna os conhecimentos adquiridos na trajetória de ator e bailarino constituída anteriormente, e as competências apreendidas como aluno do curso de Licenciatura em Teatro, na UFPE, bem como na atuação como diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), me ajudaram demasiadamente a constituir uma reflexão sobre a importância e o papel da cultura, da literatura e do teatro como práticas pedagógicas de mediação cultural em espaços públicos, bibliotecas e hospitais fundamentadas no pensamento dialógico do Círculo de Bakhtin e de Paulo Freire”, afirma Hélio Pajeú.

Ainda durante sua estadia de pesquisa na França, o professor ofereceu um curso com duração de dois meses de danças populares de Pernambuco, promovido pelo Serviço de Arte e Cultura da Sorbonne Nouvelle Paris III e ofertado para toda comunidade acadêmica.

Hélio Pajeú afirma que “a cultura é um lugar de constituição de atos ideológicos. A literatura é política, assim como o teatro, e ambos se tratam de experiências coletivas, compartilhadas, carregadas de dispositivos que estimulam a reflexão sobre a vida social. Aliados, tornam-se potências expressivas de questionamentos sobre a ordem das coisas e seus processos criativos estão imbricados. A biblioteca pública, por sua vez, tem o papel de permitir o acesso à informação, possibilitar a aprendizagem e atuar como mediadora da informação e democratização da cultura. Nesse entremeio, a leitura é que interliga essas esferas simbólicas de subjetivação”.

APRESENTAÇÕES – O espetáculo “Restos de Felicidades” é uma adaptação livre de um poema, uma crônica e três contos de Clarice Lispector. A encenação mistura projeções de vídeos e áudio, dança e narração com legendas em francês. A ideia é que o espetáculo seja interativo, composto de três partes, com versões menores para serem apresentadas em espaços públicos e a versão completa para ser acolhida em teatros tradicionais.

Hélio Pajeú trabalhou no processo criativo ao longo de 2023. O primeiro experimento cênico levou à cena o conto “Felicidade Clandestina”, em junho, no Teatro Lúcio Costa, durante a comemoração do aniversário de 64 anos da Maison du Brésil, onde o pesquisador é residente. Na ocasião, ele teve o acompanhamento da pianista Josi Neto, que também emprestou sua voz para dar materialidade ao poema “Saudade”.

O segundo experimento cênico dá corpo ao conto “Restos de Carnaval”. É ele que tem estreia prevista para o dia 15 de fevereiro de 2024, no Festival des Cultures de la Sorbonne Nouvelle Paris III, e terá mais duas apresentações únicas: uma no dia 20 de fevereiro, na Biblioteca Assia Djebar (no 20 arrondissement de Paris), durante a programação do mês que tem como tema o Carnaval do Brasil; e outra no dia 21 de fevereiro, na abertura do Séminaire de Recherches da Maison du Brésil, em Paris, onde Hélio Pajeú será acompanhado no piano, flauta e surdo pelo multi-instrumentista Eduardo Zambaldi.

O terceiro experimento será composto pelo conto “Cem anos de perdão” e terá sua criação em Recife, no retorno do pesquisador à UFPE a partir de maio.

Data da última modificação: 16/02/2024, 13:29