Notícias Notícias

Voltar

Professor de Ciência Política da UFPE profere conferência de abertura em evento da Cátedra Giovanni Sartori no México

Ernani Carvalho analisou as eleições brasileiras de 2022 e os desafios da governança eleitoral em tempos de populismo digital

O professor Ernani Carvalho, do Departamento de Ciência Política da UFPE, ministrou a palestra “Os desafios da governança eleitoral em tempos de populismo digital” durante a abertura da terceira edição do Seminário Internacional Cátedra Giovanni Sartori, realizada no Instituto Ocidental de Tecnologia e Estudos Superiores (Iteso) da Universidade Jesuíta de Guadalajara, no México. O seminário trouxe o tema da integridade e justiça eleitoral com o objetivo de compreender as eleições de 2024 daquele país. 

Na conferência, Ernani analisou o processo eleitoral brasileiro de 2022, explicou a crise vivida na época e a importância da governança e da justiça eleitoral para a validação do processo eleitoral. O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro, no Iteso e no Centro Universitário La Normal, da Universidade de Guadalajara.

No contexto do debate sobre polarização, notícias falsas, teorias da conspiração e discurso de ódio, Ernani aproveitou para descrever o que pode ser feito para fortalecer as instituições. Para o pesquisador, é preciso melhorar a comunicação da justiça eleitoral, ampliar o diálogo entre as instituições judiciais e líderes de partidos e reforçar a ligação entre tribunais eleitorais e supremo tribunal. 

A Cátedra Giovanni Sartori é um espaço de reflexão sobre questões de Ciência Política criada em 2018 com o objetivo de manter o legado do cientista político italiano Giovanni Sartori e influenciar a vida pública. Confira mais detalhes da conferência do professor Ernani Carvalho no site do Iteso. 

Data da última modificação: 01/11/2023, 14:27