Professor da UFPE publica artigo sobre o impacto do programa academia da saúde nos gastos em saúde

Trabalho foi publicado, no dia 23 deste mês, no Journal of Public Health

O professor Flávio da Guarda, do curso de Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Campus Recife da UFPE publicou um artigo sobre o impacto do Programa Academia da Saúde sobre os gastos públicos com internações hospitalares por acidente vascular cerebral.

O artigo buscou identificar se a presença do Academia da Saúde contribui para a redução dos gastos com internações por AVC nos oito primeiros anos da sua implantação. O principal resultado do estudo aponta que os municípios que implantaram o programa gastaram, em média, 24,01% a menos com internações hospitalares por AVC do que os municípios que não o implantaram.

O artigo foi publicado, no dia 23 deste mês, no Journal of Public Health, que é uma  revista científica sediada na Alemanha e que figura entre as mais respeitadas no campo da saúde pública. O texto faz parte de um conjunto de estudos desenvolvidos pelo pesquisador, no intuito de gerar evidências científicas sobre o impacto de políticas de promoção da saúde sobre os gastos do SUS. A expectativa do professor Flávio da Guarda é de que até dezembro deste ano, outros seis estudos sobre o impacto do programa sejam publicados em parceria com seus alunos da UFPE e com parceiros de universidades do Brasil e do exterior.

Data da última modificação: 28/04/2023, 15:49