Notícias Notícias

Voltar

Professor da UFPE participa de debate sobre inteligência artificial promovido pela Cepe

O encontro ocorre na manhã desta quarta (23), no auditório da Cepe. As inscrições são gratuitas

A inteligência artificial, sua aplicação na gestão pública e na educação e de que forma a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) pretende usar esse campo do conhecimento abrem a série de debates CepeAmplifica - Encontros de Inovação e Saberes, organizada pela empresa. O primeiro encontro ocorre nesta quarta-feira (23), a partir das 9h, no auditório da Cepe, e vai reunir pesquisadores da UFPE, Porto Digital e Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI). A Cepe fica localizada no bairro de Santo Amaro, Recife.

O encontro tem como objetivo ser um momento para aprofundar o debate em torno da aplicação da inteligência artificial nas diversas áreas e, sobretudo, de como tais ferramentas podem ser aproveitadas na gestão pública. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link.

Doutor em inteligência artificial pela Universidade de Paris V, consultor do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e do Porto Digital, o professor Geber Ramalho vai trazer um panorama sobre IA no Brasil e no mundo, avaliando suas aplicações, implicações e benefícios. Também presente ao bate-papo, o coordenador de TIC da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e analista de gestão de TIC da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Álvaro Farias Pinheiro, mostrará de que forma a inteligência artificial vem sendo apropriada pela gestão pública no Brasil e no mundo.

Na sequência do encontro, a Cepe torna público seu primeiro campo de prova de IA, que será implementado na revista Continente e no jornal Pernambuco, especializados no jornalismo cultural e literário. A nova fase dos periódicos, que vem com um trabalho voltado para educação, vai ser abordada pelo jornalista e superintendente de Produção Editorial da Cepe, Mário Hélio Gomes de Lima.

Neste mesmo painel, o pesquisador Marcelo Sabbatini, professor do Centro de Educação (CE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec) da UFPE, vai abordar como a inteligência artificial vem sendo adotada em projetos educacionais, os pontos positivos e negativos e como ela pode transformar o ensino e o aprendizado. Em 2020, Marcelo Sabbatini desenvolveu a pesquisa “Percepção pública da inteligência artificial: disrupção, utopias e distopias no campo educacional”, estudo que também será avaliado no encontro da Cepe.

Programação
9h – Abertura e boas-vindas do presidente da Cepe, João Baltar Freire
9h15 – Painel “A IA no mundo contemporâneo”, com Geber Ramalho
9h40 – Painel “Experiências em IA na gestão pública”, com Álvaro Farias Pinheiro
10h – Perguntas do público
10h30 – Coffee break
10h45 – Painel “Inteligência artificial na Cepe – Propostas para os periódicos”, com o superintendente de Produção Editorial da Cepe, Mário Hélio Gomes de Lima
11h10 – Painel “Uso da IA em educação", com Marcelo Sabbatini
11h30 – Perguntas do público
12h – Encerramento

Data da última modificação: 22/08/2023, 12:41