Proexc promove, neste domingo, apresentação de Ednaldo Neves na Série: Música no Memorial da Medicina e Cultura - Temporada 2023

A apresentação é gratuita e começa às 11h

Nesta apresentação, o Memorial da Medicina e Cultura recebe o recital de Ednaldo Neves, no domingo (14). O recital acontece na sala Bandeira & Aguiar, no Memorial da Medicina e Cultura (Rua Amauri de Medeiros, 206 - Derby), que conta com 130 lugares. Os ingressos, gratuitos, serão disponibilizados 30 minutos antes do espetáculo. A programação segue até o mês de dezembro.

O pianista, natural de Recife, iniciou seus estudos musicais com a sua avó Naim Neves. Em 1992, passou a estudar no Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo), continuando seus estudos musicais e de piano nas classes dos professores Maria Clara dos Santos, Levi Guedes e Andreia da Costa Carvalho.

Em 1997, ingressou no CPM (Conservatório Pernambucano de Música) através de teste, e ganhou uma bolsa de estudo para estudar na classe do professor Levi Guedes. Nesse período, fez diversos cursos de técnica pianística e interpretação com os pianistas Elyanna Caldas, Ancusa Aprod (França), Marco Antonio de Almeida (Alemanha), Maria Clara Fernandez (Áustria), Miguel Proença, Marlos Nobre, Lanfranco Marcelletti, Ana Lucia Altino, entre outros. Participou de torneios de piano promovidos pelo CPM ficando em segundo lugar em sua categoria (D, E) em 1999, 2000 e 2007, obtendo também o prêmio de intérprete Carl Czerny.

Em 2008, ingressou na Universidade Federal de Pernambuco onde realizou diversos trabalhos artísticos como pianista com os grupos representativos Contracantos e Grupo da Quinta, o qual fez turnê por alguns estados do Nordeste. Pianista do Arias sagradas (Funcultura) e Txaimus, o qual fez turnê e intercâmbio cultural em Grenoble, Lyon e Paris (França). Participou como pianista na Orquestra Sinfônica do Recife, Sinfonieta e Orquestra Jovem de Pernambuco.

Em 2013, foi selecionado através de concurso para o cargo de professor temporário e pianista correpetidor no CPM. Desde então, trabalhou como pianista correpetidor nos projetos Criança Cidadã e Orquestrando Pernambuco. Realizou o curso de filosofia Suzuki com Renata Pereira (SP) e, em seguida, se aperfeiçoou no livro um de piano do método Suzuki na Universidad Mayor no Chile, classe da professora Caroline Fraser (Escócia).

Fez um recital de música brasileira no projeto Otra Vez Diciembre na Ciudade del Este, Paraguai (2019). É licenciado em Música e pós-graduado em Pedagogia do Instrumento pela UFPE. Atualmente, é professor e pianista correpetidor do CPM, mestrando em Música no PPGMUS UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) sob orientação do professor e pianista Durval Cesetti, e se dedica ao estudo da literatura pianística e de câmera.

Confira o programa completo

- J. S. Bach (1785-1750) - Toccata BWV 914